Belo Horizonte
Itatiaia

Entenda o Fundo Soberano; 'poupança pública' pode atenuar efeitos dos ciclos econômicos

Fundo Soberano Nacional pode garantir recursos para municípios investirem em atividades prioritárias

Por
Dinheiro será depositado direto na conta dos trabalhadores
Benefício concede aos trabalhadores um recurso extra no valor de um salário-mínimo • Banco de imagens Pixabay

O Fundo Soberano do Brasil (FSB) é uma poupança pública econômica que pode ser implementada nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Esse recurso serve para mitigar os efeitos dos ciclos econômicos, que podem ter causas diversas. No caso do setor mineral, a criação do FSB garante investimentos futuros em cidades mineradoras, que possuem receitas finitas. A formação dessa poupança é uma maneira de realizar investimentos que possam equilibrar os orçamentos fiscais e reduzir os prejuízos na economia local.

Em municípios mineradores, prefeitos e órgãos do poder público já defendem a criação do fundo para momentos de crise. Para garantir o FSB, os recursos podem ser capitalizados a partir de excedentes de receitas advindas de recursos minerais, mas também de superávits fiscais ou comerciais. Essa iniciativa já é uma realidade em outros países, que realizam atividades como a mineração e a extração de petróleo.

Jackson Campos, sócio-diretor da AMPLO Engenharia, geógrafo, especialista e mestre em solo e nutrição de plantas, aponta a criação do fundo como uma ferramenta positiva.

“Acredito que qualquer recurso dessa natureza, qualquer fundo de reserva para ações emergenciais ou para reduzir impactos negativos a que uma sociedade possa ser submetida, é fundamental. Deve existir um planejamento para o uso de um recurso dessa envergadura. Ele precisa estar calibrado por um desejo, por uma vontade social. Então, o fundo é, de fato, muito bem-vindo. Mas o ponto importante é que uma coisa não pode anular a outra.”

O fundo funciona como uma garantia, uma forma de prorrogar o prazo de substituição das atividades que vão suceder a mineração. “A mineração pode acabar no ano X, mas, com esses recursos, ainda é possível continuar fomentando e criando dinâmica na economia, a ponto de substituir uma atividade que é muito importante do ponto de vista da empregabilidade e da renda nos territórios onde ela está presente”, explica Campos.

Sócio-diretor da empresa Amplo Engenharia, geógrafo e mestre em solo e nutrição de plantas, Jackson Campos

A importância da diversificação econômica

Para Campos, a diversificação da economia dos municípios mineradores é um ponto-chave.

“Dinamizar as vocações e enxergar as oportunidades do território é, muitas vezes, um caminho muito mais interessante. Isso porque cria empregos e uma dinâmica de desenvolvimento mais ampla.Esse recurso serve para garantir as rotinas da cidade depois que o ciclo da mineração acaba. É preciso ter muito cuidado em relação a essas escolhas, porque a cidade é dinâmica e, quando chega ao fim o ciclo de uma atividade do setor minerário, não basta apenas ter a oferta de serviços: importa ter uma atividade econômica que empregue, que permita uma dinamização. E isso tem que começar cedo.”

O Fundo Soberano, aliado à diversificação econômica, garante que cidades dependentes da mineração, como Mariana, Itabirito e Ouro Preto, possam investir em áreas prioritárias: educação, inovação, infraestrutura e economia sustentável.

Exemplos do FSB

O Fundo Soberano já é uma realidade em outros países e em alguns municípios e estados brasileiros. Na Noruega, o Fundo Soberano é um modelo mundial de gestão. Com a poupança, o país investe em saúde, educação e previdência. No Espírito Santo, o fundo capixaba é, segundo o Governo do Estado, um dos maiores fundos de investimento do país, com aporte de R$ 250 milhões.

Niterói, no Rio de Janeiro, e Ilhabela, em São Paulo, são exemplos da importância da criação do Fundo Soberano para o desenvolvimento e a garantia econômica das cidades. Em Minas Gerais, os municípios já prospectam a criação de um FSB próprio. No estado, o Projeto de Lei nº 1.556/2023 prevê a criação do Fundo Soberano de Minas Gerais. Atualmente, o PL segue em tramitação e discussão.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.