Cidades que investem em infraestrutura atraem indústrias e movimentam a economia
Polos industriais com acesso a rodovias e localização estratégica favorecem chegada de empresas

Cidades que buscam atrair novas indústrias têm investido em logística e infraestrutura para ampliar a competitividade e criar condições favoráveis à instalação de empresas. Municípios cortados por rodovias ou avenidas conectadas a rotas interestaduais, além daqueles com menor fluxo de trânsito em determinados horários, podem oferecer vantagens estratégicas para os negócios.
A localização, aliada à infraestrutura e à disponibilidade de mão de obra qualificada, favorece a chegada de empreendimentos, amplia a oferta de empregos e movimenta a economia local.
Minas como polo industrial
Em Minas Gerais, Betim se destaca na atração de empreendimentos. O município é um importante polo industrial e abriga grandes companhias, como Stellantis e Petrobras. A cidade também tem acesso às BRs-381 e 262, vias estratégicas para o transporte de mercadorias e a conexão com outros mercados.
A Nansen, fábrica brasileira de tecnologia em energia elétrica recentemente adquirida por um grupo chinês, escolheu Betim para instalar sua nova planta. O diretor comercial da empresa, Ciro Lima, explica que a localização foi um dos fatores considerados na escolha do município.
“Primeiro, nós estamos num ponto em frente à Fernão Dias, que nos liga ao grande mercado consumidor do Sudeste. Então, logicamente, falando de transformador, que é um produto pesado e volumoso, a logística tem um fator muito relevante no nosso custo. Esse é um dos pilares que nos trouxe para cá.
E outra coisa que nos trouxe para Betim é que aqui é um polo industrial de emprego qualificado, de mão de obra qualificada. Hoje, os novos 100 colaboradores que já estão conosco aqui, dos 300 que a gente vai empregar diretamente, são pessoas que já chegam formadas pelo mercado”, conta.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima também se destaca pela presença de empresas dos setores de biotecnologia e mineração, além da atuação no segmento da construção civil.
O prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez, afirma que a instalação de indústrias contribui para o desenvolvimento econômico e para a geração de empregos.
“A indústria nada mais é do que motor de desenvolvimento. Municípios e estados que conseguem atrair investimentos em indústria estão gerando desenvolvimento e fazendo com que, consequentemente, quando bem construída, a qualidade de vida daquelas pessoas possa se elevar, através da geração de emprego, de investimentos e da própria arrecadação municipal e estadual.
As indústrias contribuem para o desenvolvimento das nossas cidades e dos nossos estados, além de, claro, terem um papel determinante na economia de um país”, afirma.

Indústria automotiva
O Brasil também tem forte presença da indústria automotiva, principalmente em Minas Gerais, no Nordeste, no Sul do país e no interior de São Paulo. A indústria brasileira registrou avanço de 8,8% na produção de veículos no primeiro semestre de 2026, a maior alta para o período desde 2019, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A geração de empregos é um dos destaques do setor automotivo. Em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, uma montadora de carros elétricos gera quase seis mil postos de trabalho e tem a meta de chegar a cerca de 10 mil empregos até dezembro deste ano.
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, afirma que a infraestrutura é um dos fatores que favorecem a instalação de empresas no município.
“Camaçari tem uma das melhores infraestruturas do país para instalação de indústrias. Nós temos uma empresa que trata os resíduos líquidos, que é a Cetrel, e isso ajuda muito. Além dessa empresa, nós temos aqui uma boa infraestrutura de energia e de água.
Nós temos o maior lençol freático aqui da região, em Camaçari. Estamos perto do aeroporto, perto da capital e do porto. Tudo isso cria uma condição muito forte. Temos uma história consolidada de polo industrial”, afirma.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.



