‘Brasil tem potencial, mas perde energia por falta de modernização’, diz CEO da Light no Eloos

Alexandre Nogueira afirmou, no Itatiaia Eloos, que sistema elétrico precisa evoluir para integrar novas tecnologias e reduzir perdas na geração e distribuição

CEO da Light alerta para desperdício de energia e defende investimento em armazenamento no Brasil

Alexandre Nogueira, CEO da Light, discutiu soluções para otimizar a geração e a distribuição de energia, garantindo mais eficiência, confiabilidade e sustentabilidade. A fala ocorreu durante o encerramento do segundo ciclo do Itatiaia Eloos, nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

O tema do painel foi “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética Pós-COP 30”. Durante sua participação, Alexandre destacou a necessidade de enfrentar o desperdício energético no Brasil.

“Uma palavra que está escassa hoje: desperdício de energia. O Brasil está desperdiçando energia. Hoje, um fator muito competitivo em qualquer economia mundial é o potencial energético, e isso o Brasil tem. Qual é o problema? O sistema elétrico brasileiro passou, nos últimos anos, por uma revolução no seu arranjo físico”, começou dizendo.

Ele explicou que, antes, o sistema era unilateral, mas hoje se tornou multidirecional, impulsionado principalmente pela geração distribuída. “O maior exemplo são os ‘telhadinhos elétricos’. O consumidor não só consome, mas também produz sua energia. E o que aconteceu no Brasil nos últimos anos? Uma entrada enorme de energia solar e eólica”, destacou.

Rodrigo Simonato - Gerente Executivo de Relações Institucionais da Tereos Açúcar e Energia Brasil; Alexandre Nogueira - CEO da Light; Anderson Baranov - CEO da Norsk Hydro Brasil; Renato Galuppo - Petrobrás.

Porém, segundo Alexandre, esse não é um desafio exclusivo do Brasil. “O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que tem consumo energético maior que o do Brasil, e a China também enfrentam esse cenário. O que esses países fizeram? Investiram em armazenamento. Ou seja, o elétron desperdiçado ou produzido e não consumido não deixa de ser útil”, explicou.

O executivo também apontou caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro.

“Podemos armazenar energia em um determinado momento do dia e utilizá-la em outro. Mas isso requer regulamentação. Também é preciso considerar o que o consumidor pode e deve pagar em prol do setor elétrico. Temos que evoluir e fomentar novas tecnologias”, concluiu.

Itatiaia Eloos

O evento de encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos é realizado nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte. Painéis e palestras discutem temas do setor elétrico.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também se presentou durante o evento.

Os painéis contam com a participação de importantes nomes de empresas do setor. O primeiro contou com tema “Regulação e Futura dos Investimentos no Setor Elétrico"; o segundo abordará “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética pós-COP 30"; e o terceiro discutirá “Energia, Sustentabilidade, Mobilidade”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também participou do evento e falou durante uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - Precedentes Judiciais”.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Cooparticipação

Apoio Institucional

Escola de Negócio Parceria

Assessoria de Imprensa

Media Partner