No dia 24 de novembro, o segundo ciclo do Itatiaia Eloos realiza seu evento de encerramento na Arena MRV. Das 12h às 16h, painéis e palestras vão discutir temas centrais do setor elétrico, aprofundando assuntos que foram destaque na Rádio e no portal Itatiaia ao longo dos meses de outubro e novembro.
O primeiro painel do dia aborda a regulamentação e o futuro dos investimentos no setor elétrico. A discussão, de relevância nacional e internacional, provoca gestores e especialistas a refletirem sobre os próximos passos do segmento, com foco em melhorias estruturais, avanços financeiros e aperfeiçoamento das políticas públicas.
Conheça os convidados:
Gentil Nogueira de Sá Júnior
Gentil Nogueira de Sá Junior é engenheiro mecânico e atual Secretário Nacional de Energia Elétrica. Já integrou o Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, desde que ingressou na ANEEL em 2007, ocupou funções estratégicas, como a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e cargos de coordenação e superintendência adjunta nas áreas de regulação e mercado de energia.
Formado pela Universidade Federal de Itajubá (2001), possui especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica (2008) e em Análise de Impacto Regulatório (2016), ambas pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira na indústria de equipamentos eletromecânicos para geração, consolidando uma trajetória técnica e de liderança no setor.
Marcio Rea
Márcio Rea ocupa o cargo de Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desde maio de 2024. Formado em Administração de Empresas, com especialização em energia elétrica, possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialização em Teoria e Ferramentas de Negociação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Com mais de 35 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, Rea iniciou sua trajetória na Companhia Energética de São Paulo (CESP) como auxiliar administrativo, alcançando posteriormente a diretoria administrativa. Também atuou como secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo durante a crise hídrica de 2014, a mais severa já registrada no estado. Desde 2019, ocupa posições de liderança na Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), onde foi diretor administrativo e, a partir de janeiro de 2020, diretor-presidente. Permaneceu na função até assumir a Direção-Geral do ONS.
Adriano Pires
Adriano Pires é cofundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e possui mais de 30 anos de atuação no setor de energia. Doutor em Economia Industrial, tem passagem pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde contribuiu para o desenvolvimento de políticas e estudos estratégicos para o setor.
Diego Andrade
Diego Andrade é Deputado Federal pelo (PSD - MG). Possui MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e formação em Administração de Empresas, Newton Paiva. Atualmente, Andrade preside a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Reynaldo Passanezi
Reynaldo Passanezi tem grande trajetória e experiência no setor público e na iniciativa privada. O executivo é doutor em economia e bacharel em economia e direito.
O atual CEO da Cemig já foi membro do conselho administrativo da Copasa, da Codemge e do Grupo Tigre. Passanezi também foi chefe do conselho na Gasmig e na Taesa. O executivo atuou também como professor na PUC-SP e no Instituto Insper.
Na CEMIG, lidera o maior plano de investimentos da história da empresa, com foco no cliente e melhoria dos serviços.