O
Democratização e acesso à energia limpa
Durante o último painel
- Micro GD: voltado para investimentos individuais em rooftop (telhados), onde o próprio cliente investe em placas.
- Mini GD: representada pelas Fazendas Solares, onde empreendedores fazem o investimento, “permitindo que o cliente tenha acesso a uma energia fotovoltaica limpa e eventualmente com desconto na tarifa sem a necessidade de instalar equipamentos próprios”.
Poder de escolha e a visão do cliente
Além da regulação, o CEO defendeu que a maturidade do setor elétrico deve caminhar no sentido de entregar maior poder de decisão ao consumidor final, como os setores de telecomunicação e bancos já passaram.
“Temos que discutir muito sobre ecossistema na perspectiva que tem uma questão de regulamentação, o pilar desse negócio, mas também pensar na visão do cliente, levar uma escolha e trazer a opção da prestação do serviço. O cliente escolher quem vai ser a prestadora de serviço é algo fundamental”, pontuou Mendonça que concluiu que a liberdade de escolha estimula a competição e a busca por inovação, beneficiando o cliente em vários aspectos além do preço.
Para ele, o objetivo da transição energética não deve ser apenas reduzir o custo da energia, mas sim promover a eficiência energética como um todo.
“Trazer mais uma opção para o cliente final e que possa não só olhar para a questão de redução de custo, mas como eficiência energética como um tudo. Se a gente não aumenta o bolso do cliente final, não existe economia que sustente o reinvestimento e o aumento da demanda”, ressaltou.
Último painel: ‘Energia, sustentabilidade e mobilidade’
Encerrando a programação, o terceiro painel teve como foco energia, sustentabilidade e mobilidade no setor energético. Os palestrantes convidados discutiram como a mobilidade sustentável busca minimizar os impactos ambientais do transporte ao utilizar fontes renováveis de energia no abastecimento dos veículos.
Além do CEO da Cemig Sim, participaram do evento Thiago Toscano, CEO Itaminas; João Irineu, VP de assuntos regulatórios para a América do Sul da Stellantis e Walter Fróes, CEO da CMU Energia.
Eloos Energia
O evento de encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos é realizado nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte.
Painéis e palestras discutem temas do setor energético, das 12h às 16h.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, estará presente e dará abertura ao evento.
Os painéis contam com a participação de importantes nomes de empresas do setor. O primeiro terá como tema “Regulação e Futura dos Investimentos no Setor Elétrico"; o segundo abordará “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética pós-COP 30"; e o terceiro discutirá “Energia, Sustentabilidade, Mobilidade”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, dará uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - Precedentes Judiciais”.