Balanço Energético detalha quanto o Brasil consome de energia

Dados do Balanço Energético Nacional 2025 (BEN) indicam que o país consumiu mais energia em 2024, mas de forma mais eficiente

Balanço Energético detalha quanto o Brasil consome de energia

Segundo o Balanço Energético Nacional (BEN) 2025, produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com ano base 2024, a oferta interna de energia, que representa o total disponível no país, atingiu 322 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (Mtep), crescimento de 2,4% em relação a 2023. Já o consumo final aumentou 1,9%, ritmo inferior ao do Produto Interno Bruto (PIB), que avançou 3,4%.

A participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira chegou a 50%, o maior nível desde 1990 e acima da média mundial (14,3%) e da observada nos países da OCDE (13,2%). O resultado foi impulsionado pela expansão das fontes eólica e solar, que cresceram 12,4% e 33,2%, respectivamente, além do aumento no uso de biomassa, especialmente o licor preto e o biodiesel.

Enquanto as renováveis avançaram, as fontes fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, mantiveram estabilidade, com alta de 0,5%. O petróleo e seus derivados, porém, ainda representam a maior fatia da oferta interna de energia, com 34% de participação.

Perdas na geração, transmissão e transformação

O balanço aponta perdas energéticas durante os processos de geração, transmissão e transformação. As centrais elétricas responderam pela maior parcela dessas perdas, seguidas pelas etapas de transmissão e distribuição de eletricidade e pelas carvoarias, que juntas somaram mais de 90% das perdas totais no país.

Leia também

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atualmente mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já atuou na Band Minas e na TV Alterosa.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Apoio Institucional

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção