Ouvindo...

Dia dos Pais: mais da metade dos comerciantes alcançaram ou superaram expectativas, diz pesquisa

Economista da Fecomércio MG diz que resultado confirma aquecimento já observado em 2024

Dia dos Pais com resultados positivos para o comércio

Pesquisa recente da Fecomércio MG revela que o comércio mineiro registrou um Dia dos Pais com resultados positivos. Cerca de 75,8% das empresas consultadas tiveram vendas iguais ou melhores em comparação com o ano anterior.

O levantamento, chamado “Monitor de Vendas: Dia dos Pais”, apontou que 62,9% dos comerciantes alcançaram ou superaram as expectativas de vendas para a data. Para 47,6% dos empresários, o desempenho foi igual ao de 2025, enquanto 28,2% informaram um aumento nas vendas. Apenas 24,2% das empresas tiveram resultados piores.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destacou a importância desses números. Segundo ela, as vendas de 2025 confirmam um aquecimento do comércio já observado no ano passado, com 2024. A economista ressaltou que a boa aceitação do Dia dos Pais indica que o endividamento familiar não impactou fortemente o consumo, gerando otimismo para as próximas datas comemorativas.

Entre as empresas que registraram crescimento, 31,4% tiveram um aumento de vendas entre 5,01% e 10% em relação ao Dia dos Pais de 2025. Já para as que apresentaram queda, 30,0% indicaram redução de 5,01% a 10,0%.

Leia também

Mais procurados

A pesquisa também detalhou os tipos de presentes mais procurados. Itens como roupas lideraram as vendas, com 26,7% do total, seguidos por calçados (19,7%) e cosméticos (16,9%). As vendas de presentes em geral predominaram em 57,3% das empresas.

Para as comemorações, a compra de carnes (37,8%) e bebidas (32,4%) se destacou. A pesquisa ainda revelou que 28,2% dos entrevistados planejavam comprar presentes para os pais mesmo após a data.

O ”Monitor de Vendas Dia dos Pais” foi realizado por telefone com 145 empresas do varejo em diversas regiões de Minas Gerais, entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim