Como viajar sem gastar muito? Especialista indica estratégias para se planejar melhor

Segundo a especialista, quem se organiza antes, paga menos e aproveita mais

Avião sobrevoava região russa

Com a chegada das famosas férias de janeiro, vem os desejos de cultivar momentos em família, fazer programas diferentes com as crianças e viajar. Mas, para não se descontrolar e fazer dívidas logo no início do ano, é necessário elaborar um planejamento financeiro.

Para a professora do curso de Economia da Una, Vaníria Ferrari, o planejamento é ideal neste começo de ano. Segundo a especialista, quem se organiza antes, paga menos e aproveita mais.

O prazo ideal para planejar viagens e projetos pessoais é de seis a 12 meses, para garantir melhores preços, mais tranquilidade e experiência mais satisfatória. Por isso, o início do ano é o período essencial para realizar o planejamento financeiro anual.

Leia também

Não me planejei. E agora?

Para quem não se planejou, também é possível viajar, mas com outra estratégia financeira.

“Para quem não conseguiu se planejar com antecedência, ainda é possível viajar, mas a estratégia passa a ser a pesquisa. No caso de viagens aéreas, a orientação é buscar datas com passagens mais baratas, acompanhar promoções e utilizar milhas acumuladas no cartão de crédito. Na escolha da hospedagem, vale comparar preços, analisar o custo-benefício de hotéis com boa estrutura e considerar alternativas como o Airbnb”, ressaltou.

“Aproveitando promoções e evitando datas muito concorridas, como fins de semana, uma família pode economizar, em média, entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 em uma viagem, sem abrir mão do descanso e do lazer”, acrescentou.

Optar por destinos menos concorridos também é uma boa estratégia. Escolher hospedagens próximas aos pontos turísticos desejados é um bom plano, uma vez que reduz os gastos com transportes.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...