Ouvindo...

Carteira Nacional Docente: professores podem emitir documento nesta quinta-feira (16)

Documento oficial de identificação de professores vai garantir descontos em uma série de beneficios para a categoria

Carteira vai beneficiar 2,7 milhões de professores de rede pública e privada

Professores de todo o país poderão emitir a Carteira Nacional Docente a partir desta quinta-feira (16), documento oficial de identificação destinado para profissionais de todos os níveis da educação, tanto de redes públicas, quanto privadas. A carteira terá validade por dez anos.

A carteira vai beneficiar cerca de 2,7 milhões de professores, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), com benefícios exclusivos como meia-entrada em eventos culturais, descontos em ferramentas de trabalho, cartão de crédito com condições especiais e descontos em hotéis.

O cadastro será por meio da página Mais Professores, de forma gratuita. Para ser elegível, é preciso que o professor tenha o cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em alguma instituição de ensino.

Até agora, o direito a descontos em eventos ou em determinados serviços era feito mediante apresentação de contracheques, declarações de vínculo empregatício ou carteirinhas emitidas por sindicatos locais. A ideia do governo federal com a carteirinha é diminuir a burocracia e atrair novos profissionais para a carreira docente.

Além dos benefícios previstos em lei, o governo está formando parcerias com empresas para garantir vantagens especiais para os professores. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público geral, durante um período de até 12 meses. Até o dia 30 de novembro está aberto um edital de chamamento público para as empresas interessadas.

Veja os benefícios da Carteira Nacional Docente

  • Descontos em atividades culturais: entrada reduzida em cinemas, teatros, museus e shows.
  • 15% de abatimento em diárias de hotéis conveniados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
  • Cartão de crédito sem anuidade emitido pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, em parceria com o MEC.
  • Novos benefícios a serem anunciados em outubro, mês de estreia do programa.
Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.