Ouvindo...

Boletim Focus: Mercado reduz projeção para inflação pela 11ª semana seguida

Também houve queda na projeção para o Produto Interno Bruto deste ano

Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acontece entre terça (19) e quarta-feira (20)

Analistas do mercado financeiro reduziram pela 11ª semana consecutiva suas projeções para a inflação deste ano, de 5,07% para 5,05%. Apesar disso, a estimativa segue acima do teto da meta para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,5%.

A expectativa consta no Boletim Focus desta segunda-feira (11), pesquisa com mais de 100 instituições financeiras e divulgada semanalmente pelo Banco Central.

Leia também

Também houve queda na projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, que mede o crescimento da economia brasileira: de 2,23% para 2,21%.

Já a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, seguiu inalterada pela sétima semana seguida, em 15% ao ano.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.