O ano de 2024 foi de crescimento exponencial para o Inter no mercado de capitais. O volume de emissões em ofertas públicas cresceu 151% e chegou aos R$12,6 bilhões - desempenho acima da média de mercado e em linha com a estratégia de expandir a atuação no setor.
Ao longo do último ano, o Inter reforçou seu protagonismo e foi coordenador líder de 38 ofertas ao mercado - para se tem uma ideia, em 2022 o Inter ocupou o mesmo lugar em modestos 5% das ofertas. Em 2023, o banco já tinha registrado um forte avanço, sendo líder em 59% das ofertas.
Diferenciais
Thiago Lobato, responsável pela área de DCM (Debt Capital Markets) do Inter, explica os diferenciais da instituição que permitira alcançar este resultado.
No mercado de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), o Inter atingou o 8º lugar no ranking dos originadores, entrando no Top 10 e consolidando sua atuação no setor de operações para o mercado imobiliário. Anteriormente o Inter estava na 11ª posição.
Projeções para 2025
Apesar do ambiente macroeconômico desafiador, o Inter espera manter a rota de crescimento. Entre os focos deste ano estão a estruturação e distribuição de ofertas de produtos estruturados voltados ao público profissional/institucional e produtos incentivados voltados aos investidores do varejo. A forte atuação em CRIs será a tônica, junto a outros produtos imobiliários como os FIIs. Também fazem parte da atuação do Inter os produtos das áreas de infraestrutura (destaque para energia, mineração e saneamento) e agronegócio (CRA e Fiagro).