Ouvindo...

Brasil registra expansão recorde na matriz de energia elétrica, diz Aneel

Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu na produção de energia e alavancou números nacionais

No total, a matriz elétrica brasileira teve acréscimo de 10,9 GW de potência ao sistema no ano passado

Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu na produção de energia em 2024. O Estado acrescentou 3,2 gigawatts (GW) ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Ministério de Minas e Energia.

O resultado de Minas ajudou o país a bater o recorde da série histórica, divulgada pela Agência desde 1997. No total, a matriz elétrica brasileira teve acréscimo de 10,9 GW de potência ao sistema no ano passado.

Segundo o ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira (PSD), o resultado é fruto das políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério de Minas e Energia para o fortalecimento do setor elétrico, principalmente com fontes renováveis.

Minas Gerais também liderou a expansão no mês de dezembro de 2024, com a entrada em operação de oito novas usinas fotovoltaicas, totalizando um acréscimo de 237 MW de energia ao SIN.

Leia também

Dos novos 10,9 GW adicionados ao SIN, 91,13% da potência instalada é proveniente de fontes limpas e renováveis, sendo 51,87% fotovoltaica e eólica, 39,26% eólica.


Participe dos canais da Itatiaia:

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.