Após uma interrupção na sequência de altas, o Boletim Focus trouxe nova previsão de aumento para a inflação na edição desta segunda-feira (7), divulgada pelo Banco Central (BC).
A projeção do mercado financeiro é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 4,38%, alta de 0,01 ponto percentual em relação à projeção divulgada na última semana.
Por outro lado, os analistas do mercado mantiveram a expectativa de que a taxa básica de juros, a Selic, encerre 2024 em 11.75% ao ano.
A previsão também permaneceu em 3% para o Produto Interno Bruto (PIB), que mede o crescimento econômico do Brasil, e para o dólar, que deve fechar o ano em R$ 5,40.
Já para 2025, houve duas alterações: o mercado financeiro projetou que o PIB deve ser de 1,93% e a moeda americana deve terminar cotada a R$ 5,39.