Muitas vezes, a gente fica tentado a colocar frutas e vegetais frescos direto na geladeira logo depois das compras. Mas nem todo alimento se conserva melhor em ambientes frios. Enquanto alguns se beneficiam da refrigeração, outros ficam melhores em temperaturas mais amenas e em locais menos fechados. Além disso, para certos produtos frescos, a forma como eles são organizados na geladeira é fundamental para preservar o sabor e prolongar a durabilidade.
Quando falamos em manter os alimentos frescos, nada é mais desagradável do que morder uma fruta sem gosto ou descobrir que o leite comprado há poucos dias já estragou.
Frutas Silvestres
No caso das frutas silvestres (como morangos, mirtilos, framboesas), Holland aconselha a mantê-las secas e sem lavar dentro da geladeira, preferencialmente na embalagem original ou em uma tigela tampada com plástico-filme. Assim, as frutas podem durar até 10 dias, evitando o sabor desagradável causado pelo frio.
Batatas
Em relação às batatas, o frio da geladeira faz com que percam umidade e fiquem murchas. Além disso, o amido se transforma em açúcar, alterando o sabor e deixando uma textura pegajosa. Por isso, Holland recomenda guardar as batatas em uma despensa ou armário, nunca na geladeira. Se você as colocou no frio, deve deixá-las atingir a temperatura ambiente antes de cozinhá-las.
Alho
Quanto ao alho, se você costuma comprar em grande quantidade, a melhor forma de conservar é no congelador. Você pode guardar os bulbos inteiros ou descascar os dentes e embalá-los em papel-alumínio ou em um pote. Outra opção é armazenar o alho em um local seco, semelhante às batatas. Congelá-lo também torna mais fácil picar ou cortar.
Cebolas
O aroma forte das cebolas se espalha facilmente devido aos compostos de enxofre. Para evitar que outras frutas frescas fiquem com gosto de cebola, você deve mantê-las fora da geladeira, em um local escuro, fresco e seco. Depois de cortadas, embrulhe-as em plástico-filme e guarde na geladeira. Cebolas inteiras podem durar até 30 dias.
Pepinos
No que diz respeito aos pepinos, ao contrário do que se pensa, a geladeira não é o melhor lugar para conservá-los. O frio acelera o apodrecimento, então é melhor mantê-los em um local seco, como a bancada da cozinha. Você deve evitar colocá-los perto de tomates, bananas ou melões, pois essas frutas liberam gases que aceleram a deterioração.
Tomates
Os tomates devem ser guardados em temperatura ambiente para manterem sua textura e sabor. Quando estiverem maduros, podem ser colocados na geladeira, mas apenas por até dois dias, para evitar que fiquem muito moles.
Ovos
Ovos cozidos estragam mais rápido quando armazenados em temperatura ambiente
Para ovos, o segredo para prolongar a durabilidade está em não guardá-los na porta da geladeira. As frequentes variações de temperatura ao abrir e fechar a porta reduzem a validade. Os ovos e outros produtos lácteos devem ser mantidos na área mais fria da geladeira.
Ervas Aromáticas
No caso das ervas aromáticas, Holland recomenda envolver os talos em papel-toalha úmido para preservar a frescura, colocar em um saco plástico com fecho e guardar na geladeira, umedecendo o papel a cada dois dias. No entanto, o manjericão não deve ir à geladeira, pois o frio e a umidade fazem com que murche rapidamente. O ideal é colocá-lo em um copo com água em temperatura ambiente.
Abacates
Quanto aos abacates, se você pretende fazer guacamole em breve, não deve guardá-los na geladeira, pois o frio atrasa o amadurecimento.
Carnes Vermelhas e de Aves
Por fim, a carne vermelha e de aves deve ser guardada longe das frutas e vegetais, na prateleira inferior da geladeira, para evitar a propagação de bactérias. Holland recomenda ainda o uso de um tapete antibacteriano para forrar a área onde a carne é guardada.