O Governo de Minas apresentou, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), as principais informações sobre a
A Virada da Liberdade será realizada no dia 31 de dezembro, das 18h às 1h30, em um palco instalado no final da Alameda da Travessia, em frente ao Palácio da Liberdade.
Segundo o Governo Estadual, a expectativa é que 30 mil pessoas compareçam ao evento. Para atender a este público, serão instalados mais de 300 banheiros extras na Rua da Bahia, além dos 12 banheiros fixos da Vila Mineiridade.
‘Capital do Mundo': Festival cultural gratuito no Barreiro traz 14 Bis e mais Paulo Ricardo se apresenta com superprodução em BH celebrando 40 anos de carreira Maurício Tizumba celebra 68 anos com grande espetáculo em Belo Horizonte
Salão das Artes
Foi apresentado, ainda, o Salão das Artes, que ocupará as galerias térreas e o pátio do CCBB-BH entre 11 e 14 e 18 e 21 de dezembro, sempre das 11h às 20h.
A mostra reúne cerca de 120 expositores, com curadoria da designer e empreendedora Mary Arantes, referência nacional no segmento, e apresenta trabalhos de moda, artes visuais, cerâmica, decoração, marcenaria, mobiliário vintage, acessórios, roupas de casa, brechós, cafés, pães e produtos gastronômicos, valorizando processos artesanais, matérias-primas naturais e a economia circular.
Programação
Cinco grupos musicais vão subir no palco do evento. A proposta é agradar a todos os públicos. Entre os artistas confirmados estão:
- Pé de Sonho;
- Juarez Moreira;
- Aline Calixto;
- Lagum;
- Biquíni - antiga Biquíni Cavadão.
Show de drones e homenagem a Lô Borges
Durante a virada está previsto um show de drones nos céus da capital, com a projeção de imagens que fazem alusão à cultura mineira.
“Tem o show de drones. Esse ano um show de drones super especial, diferente, com ainda mais drones envolvidos, com fogos saindo do próprio drone e uma queima de fogos, a maior dos últimos tempos também”, explica a Secretária de Cultura do governo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Antes de falecer,
“Lô estava previsto na nossa programação do ano novo. Podem ter certeza que a construção dessa homenagem está sendo feita com muito carinho, com muita atenção, em conjunto com a família e com os amigos mais próximos, mas acho que vou deixar a surpresa acontecer”, revela.
Música eletrônica até o sol nascer
Para quem tiver energia e disposição, o evento não termina na Praça da Liberdade. DJs estão escalados para apresentação de música eletrônica até o sol nascer.
“E para aqueles que são ainda mais animados, que pretendem fazer uma virada de verdade, até o sol raiar, a gente tem a Virada Eletrônica da Liberdade, com DJs convidados do estado inteiro que vão fazer uma cena eletrônica, hip-hop, com outro cenário cultural também muito vibrante aqui na capital”, finaliza Botega.
A Virada Eletrônica acontece no Espaço Arbus, localizado na Avenida do Contorno, n.º 1214, nas proximidades do Museu de Artes e Ofícios.
Comércio animado
Hotéis, pousadas, hostels e locações por temporada (AirBnB) indicam maior movimentação em Belo Horizonte neste final do ano. A rede hoteleira registrou uma procura 11% maior para o período de Natal e Ano Novo em relação a 2024.
A expectativa do comércio é de geração de R$ 10 milhões em Belo Horizonte na semana entre o Natal e o Réveillon.
Segurança
O plano de segurança para o evento foi apresentado pelo comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de MG, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes.
“Estamos com o planejamento em curso para oferecer segurança aos cidadãos, com policiamento a pé, motorizado, reforço da cavalaria e equipes especializadas em eventos. Teremos também drones com alto-falantes e giroflex, orientando o público e ampliando nossa capacidade de vigilância”, explicou.
Ele também ressaltou a presença de bases de segurança comunitárias e fez orientação a familiares que levarão crianças.
“Orientamos as famílias a apresentarem esses pontos de referência às crianças, caso se afastem dos responsáveis”, completou.