‘Capital do Mundo': Festival cultural gratuito no Barreiro traz 14 Bis e mais

Circuito Cultural Barreiro trará mais de 30 atrações de música, teatro, dança e ações sociais, com destaque para a valorização da juventude

O 14 Bis é uma das principais atrações do evento

O Barreiro se prepara para se transformar em um polo cultural de Belo Horizonte com o lançamento do “Festival A Capital do Mundo - Circuito Cultural Barreiro”. O evento, que acontece entre dezembro de 2025 e março de 2026, promete movimentar a cena artística e turística da capital mineira com uma programação totalmente gratuita e diversificada.

Idealizado por Mauro Satter, o festival tem como principal objetivo valorizar a produção cultural da região, promover o acesso à arte e fortalecer os laços comunitários. Serão mais de 30 apresentações, de variados estilos musicais como Jazz, Blues, Rock, Pop, MPB, Sertanejo e Rap, além de teatro de bonecos, dança, exposições de graffiti, oficinas e palestras.

Destaques da programação e inclusão

Os eventos ocorrerão na sede da Quinta Arte, na Avenida Sinfrônio Brochado, 1053, e em praças públicas do Barreiro, sempre com foco em acessibilidade e estrutura adequada.

O projeto dará especial atenção às expressões culturais da juventude periférica, com exposições de grafite, duelos de MCs e apresentações de break dance. Um dos pontos altos será o show da banda mineira 14 Bis, que fará uma homenagem especial ao icônico Clube da Esquina.

Quatro oficinas gratuitas de iniciação musical serão oferecidas para crianças e jovens, estimulando o desenvolvimento artístico. O festival garante a presença de intérpretes de Libras e equipe de acolhimento. Em parceria com a Petrobras, que patrocina o evento, será instalada a “Estação Petrobras de Reciclagem” em cada local, promovendo a coleta seletiva.

Segundo Mauro Satter, “Mais do que um festival, queremos inspirar a sociedade a ocupar os espaços públicos com criatividade, afeto e cidadania, fortalecendo a cultura como ferramenta de desenvolvimento humano e coletivo.”

Lançamento e primeiros eventos

O público já pode conferir a programação de abertura:

  • 20/12 (Sábado) - Quinta Arte: Dia dedicado ao Jazz e Blues com o Buena Vista Soul, Jazz & Blues, incluindo oficinas de iniciação musical, Feira do Vinil, e shows como Divas do Buena Vista e Sunshine Woman.
  • 21/12 (Domingo) - Praça do Cristo: O dia será de Rock com o Hora do Rock Podcast 2025, apresentações de Teatro de Bonecos, Danças Urbanas e shows das bandas Ponto 80 e Morgana.

O Circuito Cultural Barreiro se consolida como uma grande celebração da diversidade, da arte e da participação comunitária em Belo Horizonte.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...