Ouvindo...

Festival Rango y Rolé traz música, circo e comida de rua para o bairro Santa Tereza, em BH

Evento é aberto ao público e acontece neste sábado (19), das 11h às 22h

A Belina Orkestar faz parte da programação. Trata-se de uma fanfarra belo-horizontina que passeia pelas sonoridades do Leste Europeu, com até 30 integrantes entre tubas, trombones, flautas e percussões

Belo Horizonte recebe pela primeira vez o festival Rango y Rolé, que acontece neste sábado (19), das 11h às 22h, no bairro Santa Tereza, região Leste. O evento conta com 20 estabelecimentos gastronômicos e oito atrações artísticas. O destaque vai para a Cozinha ao Vivo com a chef Beth Coutinho, que vai preparar uma galinhada afromineira com degustação para o público.

A programação é gratuita e para todas as idades. O evento junta dois festivais em um: o Festival Rolé, que acontece em praças e parques de BH, e o Festival Rango de Rua, vindo de Varginha, realizado nas ruas com gastronomia viva.

Área gastronômica

A área gastronômica conta com 20 expositores no total. São 10 estabelecimentos fixos, sendo que oito são barracas e dois food trucks. Além disso, o festival conta com a presença de 10 ambulantes que venderão pipoca, churros, maçã do amor, quitutes, cachorro-quente, doces, suco natural, café, algodão doce e um tradicional baleiro.

Os preços dos pratos variam entre R$ 10 e R$ 30. A degustação da galinhada afromineira da chef Beth Coutinho acontece das 12h às 13h, para até 40 participantes. O prato mistura ingredientes da culinária mineira e africana, como arroz, frango, gengibre, leite de coco, açafrão, farofa de amendoim e banana da terra dourada na manteiga.

Dentre os estabelecimentos confirmados está o BarZão, que leva para o evento três opções que representam bem sua cozinha: Angu à Baiana, Disco de Carne e Peixe Frito. O público também poderá saborear o famoso tropeiro da Cantina da Ju, o cuscuz com banana da terra e picles de maxixe do Mama Café, os caldos e o combinado árabe do Botequim Sapucaí, os espetinhos tradicionais da Espeteria Kojak e o criativo menu da Gastrô Pastelaria, com pastéis de costelinha com barbecue, jiló com queijo e até pastel burguer.

Para quem prefere o clima dos food trucks, o Extraordinário Food e Beer Truck aposta em hambúrgueres gourmet, enquanto o Cristina Misk Truck oferece pratos como carne de panela ao molho de vinho e fígado com jiló. O festival também abre espaço para a gastronomia vegetariana e vegana. A foodtech Cogumelado participa com um pão recheado com linguiça vegetal de cogumelo e batata chips como uma opção sustentável e sem carne.

Programação artística

A programação artística está prevista para acontecer ao longo de todo o evento. Na parte musical, nomes como Kaike, Tocaia, Terno do Binga, Graveola, Orquestra de Pífanos, Roda de Samba da Vila Dias e Belina Orkestar tomam conta do palco. Os gêneros musicais apresentados vão do forró ao balkan brass, do samba à experimentação sonora mineira.

Além da música, o público poderá acompanhar as intervenções da Trupe da Casa Circo Gamarra. Artistas como Jorge Parra, Diogo Dias, Ananda Cassie e Luíza Alvarenga recepcionam o público com números circenses, palhaçaria, mímicas e interações ao longo do evento. Ao pôr do sol, um espetáculo de pirofagia promete emocionar. Para fechar a noite, uma performance surpresa será apresentada em frente à Casa Circo, seguida de uma rua dançante ao som da DJ Rita Maia.

Serviço

  • Data: 19 de julho de 2025 (sábado)
  • Horário: 11h às 22h
  • Local: Rua Conselheiro Rocha, 1605 – Vila Dias, Santa Tereza, Belo Horizonte (em frente ao Bar do Chico)
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação indicativa: Livre para todas as idades

Atrações confirmadas

  • Shows com Kaike, Tocaia, Terno do Binga, Graveola, Orquestra de Pífanos, Roda de Samba da Vila Dias e Belina Orkestar
  • Performances circenses com a Trupe da Casa Circo Gamarra
  • Gastronomia com os estabelecimentos Mama Café, Cantina da Ju, Barzão, Botequim Sapucaí, Gastrô Pastelaria, Espeteria KOJAK, Extraordinário Food e Beer Trucks, Cristina Mist Truck.
Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.