Ouvindo...

Festival ELAS fortalece a conexão feminina na economia criativa de Belo Horizonte

Festival que acontece em setembro promete ser palco de shows, oficinas, mostras de economia criativa e artes visuais

‘Boate Azul’ faz parte da curadoria musical do Festival

O 6º ELAS Festival chega a Belo Horizonte para celebrar e fortalecer o trabalho de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ na economia criativa. O evento, que acontece na Funarte MG, destaca a produção de arte e cultura de Minas e de outros estados, com uma programação diversificada que inclui shows, debates, oficinas, mostras de empreendedorismo, artes visuais e fotografia.

O festival será realizado no sábado, dia 13 de setembro, e promete ser um palco de shows, oficinas, mostras de economia criativa e artes visuais, além de uma exposição de fotografia e exibição de curtas-metragens. O público também poderá aproveitar o Bar Yanã, que oferecerá opções de comes e bebes na área externa.

A roda de conversa “Papo com ELAS” trará especialistas para debater temas como menopausa, autocuidado e saúde da mulher, com a curadoria de Adriana Ferreira, do Instituto Menopausa Feliz.

Ingressos e solidariedade

Os ingressos para o festival têm preços populares: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. Pessoas acima de 60 anos têm entrada gratuita, mas precisam retirar o ingresso pela mesma plataforma.

Para garantir a meia-entrada, também será possível doar absorventes e itens de higiene pessoal na portaria do evento. As doações serão destinadas ao projeto sociocultural Yo Soy Sangria (@yosoysangria).

O ELAS Festival conta com o patrocínio do BS2, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e com o apoio do Programa Funarte Aberta 2025. Este ano, o festival também estabeleceu uma parceria com a Abramus - Associação Brasileira de Artes e Música, que oferecerá atividades formativas gratuitas no dia 11 de setembro, incluindo uma oficina de composição e uma palestra sobre direitos autorais.

A força do empreendedorismo feminino

O festival foi criado em 2019 pelas produtoras culturais Ana Linares e Luiza Firmato, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva cultural feminina. “Realizar a sexta edição do ELAS Festival significa caminhar com resiliência”, afirma Luiza Firmato, destacando que o evento se tornou uma plataforma para criar redes de contato e gerar trabalho e renda.

A iniciativa reflete o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo uma pesquisa do Sebrae Minas, o negócio próprio é a principal fonte de renda para 8 em cada 10 mulheres empreendedoras no estado. A maioria (93%) começou por conta própria e 41% já superaram a fase inicial, consolidando seus negócios. No entanto, 42% ainda enfrentam a dificuldade de conciliar o trabalho com as tarefas domésticas.

O tema do festival deste ano é “As mulheres são como as águas, crescem quando se encontram”. Ana Linares explica a metáfora: "Água é fluxo, é travessia, é transformação. Assim também somos nós mulheres: fontes de criação, resistência e reinvenção.”

Leia também

Destaques da programação

Papo com ELAS

O debate “MenôEmPauta” abordará a menopausa sob um novo olhar, com a participação de especialistas como a ginecologista Dra. Amanda Lopes Coelho, a palestrante Tina Salles, o médico Dr. Daniel Cordeiro e o psiquiatra Dr. Thiago Wesley de Oliveira.

Shows musicais

A curadoria musical busca refletir a diversidade e o protagonismo feminino e LGBTQIAPN+ na cena contemporânea. O festival abrirá com show de Duda in the Sky no dia 11 de setembro. Já no dia 13, o palco receberá Lica Del Picchia, Thamiris Cunha, Talita Silva, a banda Moustache Queens e, para fechar a noite, a Boate Azul, comandada pela DJ Manu Grossi.

Mostras e exposições

Ao longo do evento, o público poderá visitar as mostras de fotografia, artes visuais e curtas-metragens. A Mostra de Fotografia “olhar como quem mergulha” reunirá 43 trabalhos de artistas de todo o Brasil. Já a Mostra de Artes Visuais, “Quando mulheres viram rios”, apresentará obras de 10 artistas, enquanto a Mostra de Curtas-Metragens exibirá 17 produções dirigidas por mulheres, com a novidade de filmes infantis. A Mostra de Empreendedoras contará com 22 expositoras de Belo Horizonte e região, oferecendo produtos autorais e serviços.

Programação formativa

No dia 11 de setembro, a cantora Laylah Arruda ministrará uma oficina de composição e a DJ Vanessa Castro dará uma palestra sobre direitos autorais na carreira artística. Já no dia 13, em parceria com o Sebrae Delas, a consultora Rafaela Justi comandará a oficina gratuita “Posicionamento no Digital: Venda com Sua Marca Pessoal!”.

Mais informações sobre a programação e inscrições nas oficinas pelo perfil oficial do evento: @elasfestival.

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.