A partir do dia 27 de agosto, quarta-feira, o CCBB em Belo Horizonte inicia sua comemoração pelos seus 12 anos de trajetória. A exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” fica em exibição até 10 de novembro no Centro Cultural.
O circuito reúne mais de 300 obras que falam sobre cultura pop, música, TV, quadrinhos, capas de revistas, discos e mais símbolos que marcaram a geração de 1980.
“Fullgás” faz referência à música de Marina Lima, que representa muito bem a época ilustrada na exposição.
Todo o terceiro andar do CCBB BH será ocupado com núcleos cujos conceitos são nomes de músicas da década de 1980: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta” (1982) e “O tempo não para” (1988).
O curador Raphael Fonseca e os curadores-adjuntos Amanda Tavares e Tálisson Melo afirmam que a ideia é relembrar e ter contato uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. “Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida” dizem.
A exposição conta com obra de mais de 200 artistas de diferentes partes do país, sendo 21 artistas mineiros que estão presentes no circuito.
Serviço - Exposição “Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil”
- Quando: De 27 de agosto a 10 de novembro - Todos os dias (exceto às terças) das 10h às 22h
- Onde: Pátio e Galerias do 3º Andar – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG - Entrada gratuita mediante retirada de ingressos em
ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB