Belo Horizonte será palco de uma emocionante homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba e pagode, que nos deixou em agosto deste ano. O evento, intitulado “Seresta à Arlindo Cruz”, acontece neste sábado (25), no Baticum, no bairro Concórdia, e promete reunir uma verdadeira constelação de músicos em uma grande roda de samba, conectando as cenas musicais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
O projeto, idealizado pela Barraca Porto Belo, de Cumuruxatiba (BA), em parceria com um coletivo de artistas dos três estados, celebra a potência do samba como linguagem universal de acolhimento, identidade e festa popular.
A edição de BH trará ao palco do Baticum um elenco de peso: de Belo Horizonte, estarão presentes Marina Gomes, Artur Padua, Fernando Bento e Isaac Dias. São Paulo será representada por Anita Galvão, Koka Pereira e Porkinho Trindade. Completando o time, a Bahia traz o talento de Peixe Ernandes. Juntos, eles se encontrarão no samba para reverenciar a inesquecível trajetória de Arlindo Cruz.
Mel Corá, proprietária da Barraca Porto Belo e idealizadora do evento, explica a motivação da homenagem: “A ideia de homenagear o Arlindo surgiu da nossa tradição musical aqui na Barraca Porto Belo em Cumuruxatiba. Sempre fazemos grandes rodas de samba na praia e ele, como um dos principais músicos de samba do país, é sempre lembrado por aqui. Nossa ideia é, além de levar esse projeto a outras cidades, inovar a cada ano tendo uma seresta sobre algum novo músico. O Arlindo deixa um vazio enorme em todo mundo que é amante do samba, mas suas músicas são uma forma de imortaliza-lo”, comenta.
Um legado imortal no samba
Arlindo Domingos da Cruz Filho teve uma carreira brilhante de 36 anos, com 23 álbuns lançados. O artista iniciou sua trajetória em 1981 nas rodas de samba do Cacique de Ramos e integrou o icônico grupo Fundo de Quintal. Além disso, lançou álbuns em parceria com Sombrinha e seguiu em uma bem-sucedida carreira solo. O evento em BH é uma oportunidade para os amantes do samba celebrarem sua obra e seu legado.
O circuito da “Seresta à Arlindo Cruz” continuará após a capital mineira, com apresentações em São Paulo (SP) no dia 30 de novembro e em Cumuruxatiba (BA), no dia 03 de janeiro de 2026.
Programação:
- Abertura da casa: 16h
- DJ Radiola do Compadre: 16h30
- 1º SET SAMBA: 18h
- 2º SET SAMBA: 20h
- Banda: Marina Gomes (BH), Artur Padua (BH) Fernando Bento (BH), Isaac Dias (BH), Anita Galvão (SP), Koka Pereira (SP), Porkinho Trindade (SP), Peixe Ernandes (BA).
SERVIÇO - SERESTA À ARLINDO CRUZ – Edição BH
- Quando: 25 de outubro - sábado
- Onde: Baticum - Rua Itararé, 566, Concórdia, BH/MG
- Ingressos:
Disponíveis pela Sympla