Os artistas, produtores, gestores e demais interessados em atuar profissionalmente no campo da cultura poderão participar de duas atividades formativas gratuitas voltadas para o setor entre os meses de julho e agosto de 2025.
A primeira é a oficina “Produção e Gestão Cultural”, com carga horária de 21 horas. A segunda é uma mentoria coletiva focada na modelagem de grupos artísticos e instituições culturais do terceiro setor.
A programação acontece entre os dias 28 de julho e 15 de agosto. Ambas as atividades serão ministradas pelo consultor e gestor cultural Romulo Avelar. As ações integram a segunda edição do projeto “Oficinas e Circuito de Arte Digital - Ano II”.
Romulo Avelar, gestor cultural com larga experiência, explica que é crucial investir na construção de pontes entre os campos da cultura e da administração e que as oficinas contribuem para essa formação. “O artista que possui uma base sólida em gestão e produção artística desfruta de maior liberdade para dedicar-se aos processos criativos. Abordaremos diversos aspectos da administração cultural tanto para iniciantes quanto para agentes já com experiência, mas que desejam se atualizar. Para ambos, queremos auxiliar para uma gestão eficiente”, completa.
Oficina ‘Produção e Gestão Cultural’
Com carga de 21 horas-aula, a oficina tem como cruza os universos da cultura e da administração e estimula o desenvolvimento de ações colaborativas no ambiente cultural. A programação introduz os artistas no contexto da produção e da gestão cultural e ensina sobre a dinâmica dos empreendimentos da área.
Aberta a pessoas com ou sem experiência no setor, a atividade é indicada para artistas, produtores, gestores de instituições culturais públicas, privadas e do terceiro setor, além de alunos e profissionais de campos diretamente relacionados com o fazer artístico-cultural, como administração, direito, marketing e comunicação.
Serão seis encontros presenciais de 3h30 cada. Os participantes terão acesso a uma apostila digital com textos sobre os temas tratados nos encontros, além de uma série de arquivos complementares.
A oficina abordará temas como:
- Papéis e linguagens dos produtores e gestores culturais;
- Organização e trabalho coletivo;
- Formação de equipes;
- Empreendedorismo na área cultural;
- Políticas públicas para a cultura;
- Relação com as empresas;
- Elaboração de projetos culturais;
- Fontes de recursos para a cultura;
- Marketing e fidelização de público;
- Etapas de uma produção;
- Aplicação de ferramentas da administração ao universo cultural.
A programação acontece no P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro, 471 – Centro), nos dias 28, 29 e 30 de julho e 04, 05 e 06 de agosto, sempre de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h. Haverá emissão de certificado digital para quem obtiver, no mínimo, 75% de presença. Um grupo de WhatsApp será criado para comunicação durante o processo formativo.
Serão disponibilizadas 60 vagas, preenchidas por meio de seleção. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho, neste
Mentoria de Gestão Cultural
De 11 a 15 de agosto, será realizada uma mentoria coletiva para grupos e instituições culturais do terceiro setor, com foco na modelagem e estruturação de suas atividades. A proposta é oferecer uma semana de reflexões e planejamento, com acompanhamento individualizado do facilitador.
As mentorias acontecerão também no P7 Criativo, de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30. A atividade utilizará como base o “Business Model Canvas”, ferramenta que permite refletir sobre aspectos fundamentais de qualquer empreendimento.
Serão analisados nove pilares centrais:
- Oferta de valor (produtos ou serviços oferecidos);
- Segmento de clientes (públicos atendidos);
- Canais de vendas (estratégias de abordagem e ferramentas de comunicação);
- Relacionamento com o cliente (fidelização de público);
- Atividades-chave (ações centrais da organização);
- Recursos-chave (recursos necessários para o funcionamento);
- Parceiros-chave (alianças estratégicas);
- Fontes de custos;
- Fontes de receitas.
A atividade é voltada exclusivamente a grupos e instituições, com obrigatoriedade de participação de dois representantes por entidade. Não serão aceitas inscrições individuais, e somente poderão participar os que tiverem concluído a oficina “Produção e Gestão Cultural”.