A Ananda Cia. de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo “Bambo”, uma montagem que promete abordar, de maneira sutil lúdica e poética, a questão de gênero.
A peça é inspirada em “See-Saw”, apresentada no início da década de 1960 por Simone Forti, artista, dançarina, coreógrafa e escritora pós-moderna americana. Sempre apresentada em galerias de arte, a peça passou por reformulações, porém, sempre retomando ao seu aspecto experimental, mesclando improvisação e composição.
Na estrutura, é possível observar um jogo, uma brincadeira de infância: a gangorra. O diretor, Heleno Carneiro, explica que esse jogo de estrutura é também o que cria uma conexão: “Por trazer em si a precariedade de um equilíbrio instável e o risco imposto pela própria gravidade, a estrutura sustenta a real possibilidade da queda, assim como na vida de cada pessoa. A criação fala do acolhimento dessas escolhas, da importância desta liberdade, da relevância do suporte mútuo e respeito coletivo na construção identitária embasada no desejo profundo do ser”, afirma.
Ananda Cia. de Dança Contemporânea
A Ananda Cia. foi fundada em 2017 pela dançarina e coreógrafa Anamaria Fernandes, junto a um coletivo de 20 artistas. De 2017 a 2020, a companhia foi projeto de extensão da UFMG. Desde então, atua de forma independente, promovendo criações artísticas em dança contemporânea, oficinas, formações, palestras e filmes, com foco em acessibilidade e diversidade. A companhia se dedica à pesquisa gestual e vocal, ao encontro entre linguagens e à democratização da arte, atuando de forma contínua em comunidades com menor acesso aos direitos culturais e sociais.
A programação estreia no dia 12 de agosto, terça-feira, ao ar livre, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Depois, a montagem segue com apresentações pelas regionais e datas diferentes: Venda Nova (14/8), Barreiro (16/8), Leste (16/8) e Pampulha (17/8).
Serviço - “Bambo” – Ananda Cia. de Dança Contemporânea
- Quando: 12 de agosto (terça), às 19h
Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes, dentro da programação do Terça da Dança – Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro - BH/MG
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição - Quando: 14 de agosto (quinta), às 10h
Onde: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira Santos, 184, Jardim dos Comerciários, BH/MG
Acessibilidade: Libras - Quando: 16 de agosto (sábado), às 10h
Onde: Praça Cristo Rei – Avenida Afonso Vaz de Melo, s/n, Barreiro, BH/MG
Acessibilidade: Libras - Quando: 16 de agosto (sábado), às 16h
Onde: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, BH/MG
Acessibilidade: Libras - Quando: 17 de agosto (domingo), às 10h
Onde: Parque Lagoa do Nado – Portaria 2 – Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, BH/MG
Acessibilidade: Libras
Todos os dias de espetáculos têm entrada gratuita.