O longa-metragem “A Engenharia do Crime”, que acompanha a investigação da Polícia Federal sobre o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), ocorrido em 2019, terá o material promocional exibido no Festival de Cannes, na França.
O Festival de Cannes deste ano, que ocorre de 13 a 24 de maio, celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França e destaca o país como convidado de honra.
Dirigido por Fernanda Araújo, o documentário “A Engenharia do Crime”, ainda em fase de produção, apresenta imagens e entrevistas inéditas sobre a tragédia que deixou 270 mortos, aprofundando-se nas investigações e nas consequências do episódio para as vítimas e suas famílias.
O filme é baseado no livro-reportagem “Brumadinho: A engenharia de um crime”, dos jornalistas Murilo Rocha e Lucas Ragazzi, que detalha como a mineradora Vale tinha conhecimento dos riscos de ruptura da barragem antes do acidente.
A exibição será realizada em uma sessão coletiva na qual cada filme terá dez minutos de apresentação - sete minutos de imagens e três minutos com falas em vídeo dos realizadores.
A Engenharia do Crime
Documentário, thriller investigativo, true crime, 100 minutos
- Produção: Camisa Listrada BH
- Coprodução: Paixão Filmes
- Distribuição: Synapse
- Direção: Fernanda Araújo
- Roteiro: Fernanda Araújo e Fernanda Salomé
- Colaboração de Roteiro: Karla Aleixo