Depois de ter recebido a visita do Governador Romeu Zema na sexta-feira à noite, o ex-ministro Alysson Paolinelli considerado o Pai da Agricultura do Brasil, sofreu algumas complicações e seu estado de saúde passou a ser grave.
Paolinelli, que completará 87 anos no dia 10 de julho, passou recentemente por uma cirurgia na cabeça do fêmur, e muitas complicações vieram posteriormente tornando seu quadro extremamente preocupante.
Vamos torcer para a recuperação do mestre Alysson Paolinelli, que revolucionou a agricultura brasileira rumo a uma das maiores do mundo.
Plano Safra e a carne bovina
Plano Safra e o mercado da carne bovina abrem o agronegócio desta semana com muita expetativa entre os produtores.
O presidente Lula participa amanhã e quarta-feira, em Brasília, do lançamento do programa financeiro do governo para a próxima safra, 23/24.
O volume de dinheiro deve ultrapassar a 400 bilhões de reais, aproximadamente 20% a mais que no ano passado que foi de 340 bi.
O governo anuncia muitas novidades em relação aos últimos Planos Safra. A primeira delas é que amanhã será conhecido o Plano Empresarial, envolvendo os médios e grandes produtores. O evento, além do presidente, vai contar com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Quarta-feira será a vez do programa agrícola dos pequenos e dos agricultores familiares que serão beneficiados com juros mais baixos, o que sempre acontece, porém dessa vez o governo anuncia mais vantagens em relação aos juros do ano passado,premiando aqueles que praticam a agricultura sustentável, que estejam em dia com seus documentos nos órgãos competentes.
Juros menores para os pequenos agricultores que quiserem investir no cultivo do arroz, feijão, mandioca.
Outra novidade será a facilidade para aquisição de máquinas, também micro crédito para produtores de baixa renda e créditos favoráveis às mulheres do campo, jovens e comunidades indígenas.
Só não se falou ainda, quais serão as orientações sobre as práticas sustentáveis, porque mesmo sendo o agricultor interessado em fazer tudo certo, a legislação é complexa e muita gente não a conhece. Tem apenas noção do que deve ser feito.
Muitas vezes o homem do campo faz várias coisas corretamente, porém uma feita de forma equivocada, derruba as outras todas. E será que o Brasil se preparou tão rapidamente para fiscalizar tantas mudanças que serão anunciadas?
Vamos aguardar! O ponta pé inicial está sendo dado, mas ver em qual direção a bola vai!
O mercado da carne bovina promete movimentação maior essa semana. A boiada solta está diminuindo porque os pastos estão perdendo qualidade e os frigoríficos partem agora para compra de gado confinado e semi confinado e o preço da arroba começa a subir
Há variações em várias regiões brasileiras e os preços seguem firmes, porém o consumidor, não deverá ser atingido porque a segunda quinzena de junho indica o cliente com menos dinheiro no bolso, provocando queda nas vendas. Em São Paulo a arroba está valendo 245 reais e o boi china 255.
Em Uberlândia a arroba chega a 210 reais, boi comum; 220 reais a arroba do boi china. Mesmos preços para regiões Sul e Norte do estado