Três Corações carimba de vez o nome da cidade como uma das maiores produtoras de cafés especiais do mundo, inaugurando o Armazém do Café obra criada pelo arquiteto mineiro Gustavo Pena. Uma obra de arte que engrandece a arquitetura brasileira conferindo ainda mais credibilidade ao agronegócio.
Em cada quatro xícaras de café nas mais diversas regiões do planeta, uma é brasileira. É sempre bom lembrar que a Organização Internacional do Café, com sede em Londres, é presidida pela mineira de Três Pontas Vanúsia Nogueira, a primeira MULHER do mundo a presidir essa entidade.
Voltando ao edifício premiado de Três Corações você poderá observá-lo de perto a qualquer momento que estiver passando pela Fernão Dias, fica ao lado. São 11 mil metros quadrados o equivalente a um campo e meio de futebol pelas medidas FIFA.
Gustavo Penna escolheu o grão de café para ser o protagonista na sua arquitetura, representando um vitral gigante. O edifício tem toda a funcionalidade moderna, capacidade para armazenar 170 mil sacas de café.
Para vencer esse concurso mundial de arquitetura da ArchDaily, o Armazém do Café superou criações arquitetônicas da Bélgica, China, Bahrein, um total de 75 finalistas.
Projeto Mineirão
Gustavo Penna também foi o arquiteto que projetou o Mineirão moderno para a Copa do Mundo de 2014. Dele, recebi essa caricatura em 2010, sempre bem guardada em meus arquivos de honra.