O aparecimento público das mulheres no agronegócio está virando rotina. Elas perderam o medo de apareceram entre vacas, bois e plantações sem perder o lado feminino e trazendo um toque mágico para a agropecuária nacional. E as funções o ocupadas pelas damas são as mais variadas. As faculdades de veterinária, zootécnica, agronomia, engenharia de produção e outros cursos correlatos estão começando a dividir homens e mulheres.
Essa gaúcha de 24 anos, Raquel Guadagnin, pós graduada em agronomia na faculdade de Passo Fundo é um exemplo. Filha de agricultores na cidade de Não-Me-Toque (RS) tinha como objetivo imediato fazer doutorado mas com a chegada da pandemia os planos de quase todos mudaram de rota.
Foi aí que Raquel iniciou na internet a amostragem do seu trabalho para o mercado,e, de repente novas oportunidades começaram a surgir. Durante o mestrado, além das matérias de rotina, ela atuava no laboratório da escola. Aos poucos foi produzindo conteúdos sempre voltados para o agronegócio. E outras portas foram se abrindo e outras pessoas aparecendo na sua vida profissional.
E na internet manda quem tem criatividade na aplicação de seus conhecimentos técnicos. Essa postagem feita a pouco mais de um mês já passa de 600 mil curtidas. E o público que muitas não se atenta aos detalhes da produção na agropecuária se vê privilegiado com uma informação técnica curta e verdadeira.
Essa ferramenta pode muito colaborar com o agronegócio no sentido de informar melhor o público em geral sobre a importância do agro brasileiro, um dos mais desenvolvidos do mundo. Precisamos aplaudir quem realmente coloca alimentos em nossas mesas com respeito, levando também para o mundo nossos produtos bem trabalhados.
Nem por isso, vamos deixar de combater aqueles que a todo o custo desmatam, envenenam nossa fauna e flora. Em todos os setores da vida temos pequenos grupos que irresponsavelmente, em troca de qualquer quantia, buscam o seu lucro sem olhar para os lados e muitos menos para trás.
Precisamos refletir em torno de varias situações e avaliar melhor as atitudes que devem ser tomadas contra os desmandos e não simplesmente partir para um bloqueio sem observar as graves consequências imediatas. Seria um desmando maior!
Você já tinha pensado algum dia como funciona a cadeia do pãozinho? A maioria só quer buscá-lo quentinho e crocante na padaria.
Nota 1
O mercado interno da soja que anda devagar quase parando com uma demanda muito fraca devido à instabilidade de safra nos Estados Unidos e a redução temporária das exportações para a China, provoca o fechamento de várias plantas esmagadoras reduzindo a moagem de 15 mil toneladas/dia no Brasil. A maior parte das operações foram suspensas no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e Goiás. É o período que as indústrias aproveitam para fazer a manutenção das máquinas.
Nota 2
Segundo levantamento do banco holandês Rabobank, mesmo com o baixo volume de chuvas até agora, o milho vai alcançar uma produção de 114 milhões de toneladas aumento 26 milhões de em relação ao ciclo anterior.
Há um bom volume de milho estocado no Brasil mas as exportações estão sendo dificultadas pelo alto preço do frete. Os preços estão bons para os produtores mas o próprio mercado interno está com baixa demanda.