Comprar um lote parcelando a entrada em até oito vezes, sem burocracia e com aprovação rápida: essa é a proposta da Urblot. Criada há menos de dois anos, a startup simplifica o acesso à compra de lotes e apoia loteadoras na comercialização de empreendimentos de longo prazo, mesmo sem linha de crédito bancário para financiamento.
A startup atua em duas frentes principais: é um buscador digital que ajuda o cliente a encontrar terrenos em diferentes regiões do Brasil e também opera como uma fintech, por meio da CD Capital. Essa fintech financia o valor de entrada para os compradores e antecipa os recebíveis para corretores e loteadores.
“Normalmente, os loteamentos exigem uma entrada alta, cerca de 10% do valor total dos lotes, que podem variar de R$ 100 mil a R$ 1 milhão, dependendo da região. Muitos clientes têm renda para assumir o financiamento, mas não conseguem pagar esse valor inicial. A URBLOT resolve esse problema parcelando a entrada em até oito vezes, enquanto o loteador recebe à vista”, explica Gustavo Marinho, CEO e fundador da empresa.
Com isso, a startup residente do Órbi Conecta soluciona dois desafios importantes do setor: amplia o acesso dos clientes à compra de lotes e ajuda os loteadores a manter um bom fluxo de caixa desde o lançamento. Além de atender diretamente os consumidores (B2C), a Urblot também oferece soluções para loteadoras (B2B), transformando-as em verdadeiras financeiras, com acesso a crédito em condições mais favoráveis.
A Urblot já opera em Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro, com potencial de expansão nacional por ser uma plataforma 100% digital. Um dos casos de sucesso é o de um servidor público de Macaé (RJ), com renda de R$ 18 mil, que só conseguiu comprar o lote desejado graças ao financiamento da entrada oferecido pela fintech.
A startup também firmou parcerias estratégicas com nomes relevantes do setor, como a Insight Estratégia Imobiliária, que lança cerca de R$ 1 bilhão em loteamentos por ano, e a Arke Gestão de Recebíveis, com cerca de 450 empreendimentos ativos em sua plataforma.
“Nosso maior diferencial é viabilizar o parcelamento da entrada, tornando a oferta mais atrativa. O loteador quer receber um valor significativo no lançamento, mas não consegue oferecer boas condições de pagamento sem apoio. É aí que entramos como intermediários”, explica o fundador, Gustavo Marinho.
Com menos de dois anos de existência, a empresa já soma mais de 5 mil acessos diários em seu portal, reúne aproximadamente 60 loteamentos ativos e gere R$ 1,8 bilhão de Valor Geral de Vendas (VGV) desde o início da operação. Mais do que conectar compradores e vendedores, a Urblot oferece dados estratégicos para loteadores e investidores.
No ano passado, foi convidada a palestrar no GRI Comunidades Planejadas, um dos principais eventos do setor, para discutir o impacto da tecnologia na transformação do mercado.
A plataforma mostrou comoé possível acompanhar a performance de vendas por região, comparar resultados em tempo real e entender se um empreendimento está dentro, acima ou abaixo da média do mercado. A Urblot mostra que inovação, quando unida à inteligência de mercado, tem poder para destravar gargalos históricos e ampliar o acesso dos brasileiros à casa própria.