Ouvindo...

Taça das Favelas 2025 fortalece juventudes periféricas e realiza jogo na Arena MRV

Campeonato que fomenta a participação popular reúne times de três cidades e mobiliza cerca de 13 mil jovens de 60 favelas com 34 seleções e aproximadamente 800 atletas

Taça das Favelas

A Arena MRV foi palco da grande final da Taça das Favelas 2025, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo realizado pela Central Única das Favelas de Minas Gerais (CUFA Minas). Alto Vera Cruz (feminino) e Nossa Senhora de Fátima (masculino) foram os campeões da 6ª edição. O torneio reafirmou sua missão de fortalecer as juventudes periféricas e mobilizar territórios por meio do esporte, da educação e da cidadania e inova com a participação de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além da realização da final em um estádio de futebol profissional.

A competição ganhou ainda mais força em 2025, reunindo 34 seleções masculinas e femininas, vindos de mais de 60 favelas das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Sabará. Ao todo, foram mobilizados cerca de 13 mil jovens e aproximadamente 800 atletas, marcando a primeira vez que a disputa ultrapassa os limites da capital.

Mais do que um campeonato, a Taça das Favelas é reconhecida como uma ferramenta de transformação social. Em edições anteriores, mais de 20 jovens tiveram a chance de ingressar em treinamentos de equipes profissionais, provando o impacto concreto da iniciativa no futuro dos talentos da periferia.

Taça das Favelas

A iniciativa é liderada por Marciele Delduque, presidente da CUFA Minas e coordenada por Marcus Nascimento e Samara Soares, coordenadores de Esporte da Central. Para Samara, a edição 2025 amplia a potência do projeto: “Mais do que futebol, a Taça das Favelas é um grito de autoestima, um projeto que acolhe, capacita e desenvolve os talentos e sonhos dos nossos jovens. Este ano, com mais cidades e mais favelas envolvidas, vamos mostrar que o esporte é uma ponte entre a favela e o futuro.”

“Quando a turma de treinadores veio lançar a edição da Taça das Favelas no Órbi Conecta, eu voltei no tempo. Eu compartilhei a minha pouca habilidade nos esportes. Foi então que um técnico na platéia me disse: “ainda há tempo”! Caramba, que aula de resposta ele me deu. É sobre dizer: “você pode”! Essa turma, liderou jovens numa jornada intensa e desafiadora. Na final, impecável, todos foram recebidos como merecem: pop stars na Arena MRV. Na torcida, a família, amigos, a comunidade. Por mais que o gostinho do troféu seja o “auge”, aqui, o prêmio é em escala. Sabe porque? É vivenciar que podem, que os espaços e acessos são possíveis. Que presente a Cufa MG ter escalado o Órbi para entrar em campo”, afirmou Francis Fernandes, diretora de operações do Órbi Conecta, apoiador da CUFA Minas.

A Taça das Favelas 2025 é viabilizada por leis de incentivo e conta com parceiros como o Órbi Conecta, Grupo A, Sebrae, Fotoclick, Padaria Vô Pedro, Alô Social, Prefeitura de Sabará e Globo Minas, além de apoio federal e estadual.

Leia também

O Órbi Conecta é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.