O caminho até Istambul está traçado. Agora é a hora das apostas: quem serão os finalistas? E quem ficará com o título da Liga dos Campeões desta temporada?
Antes, vamos falar das quartas de final. Nesta sexta-feira, um sorteio definiu os duelos da próxima fase e, também, do chaveamento até a final.
E logo nas quartas já teremos mais um confronto “pesado”. Estou falando de Manchester City e Bayern de Munique. Os dois times são de “prateleiras diferentes”, podemos dizer assim, mas chegam muito fortes para a conquista da vaga.
Do lado dos alemães, um time que está invicto no torneio e já é muito acostumado a disputar (e vencer) a Liga dos Campeões e que, obviamente, está em um patamar acima do time inglês. Já o City segue na busca incessante pela sua primeira conquista de Champions. Um clube que conta com um investimento milionário, com um treinador excepcional - Guardiola - e com jogadores que chegam em sua melhor fase para a disputa - como é o caso de Haaland.
O City tenta quebrar barreiras, derrubar favoritos e chegar à final. Na temporada passada, bateu na trave, caindo na semifinal para o Real Madrid.
E olha, esse confronto pode se repetir. Isso porque o Real Madrid está do mesmo lado da chave e terá como adversário nas quartas de final o Chelsea.
O time espanhol é sempre muito favorito, afinal de contas, é o maior vencedor da competição. Além disso, vem de uma classificação imponente sobre o Liverpool, de Salah, vencendo as duas partidas e contando com o brilhantismo de Benzema e Vini Jr.
Já o Chelsea é um time mais imprevisível, difícil de decifrar, que faz uma campanha bem modesta no Campeonato Inglês (apenas o décimo colocado), mas que conseguiu uma classificação difícil sobre o Borussia Dortmund, da Alemanha.
Do outro lado da chave, três italianos, o que já é um feito histórico e muito legal. Juntos, Napoli, Milan e Internazionale representam 75% de chances de chegar à final e, por isso, é bastante provável que tenhamos um italiano na decisão em Istambul. O único “intruso” é o Benfica, de Portugal.
Os confrontos são: Milan e Napoli. Benfica e Inter de Milão. Além de já termos um clássico regional nas quartas, poderemos também ter na semifinal.
De todos os clubes classificados, um chama mais a atenção: o Napoli. O clube está disputando a fase atual do torneio apenas pela primeira vez na sua história, e busca uma conquista inédita de Liga dos Campeões. Teve uma época de ouro, com Maradona, mas ele também não conseguiu dar ao clube esse grande título. Agora é a vez de Kvaratskhelia, Osimhen e companhia tentarem o feito.
Na atual temporada, o Napoli joga um belíssimo futebol, muito organizado, sendo líder disparado do Campeonato Italiano e, diante de todo esse cenário, tem muita chance de chegar à final.
Se conseguir essa vaga, claro, vai enfrentar do outro lado uma “pedreira gigantesca”. Pode ser o Bayern, o City, ou o poderoso Real Madrid, mas o Napoli tem um caminho interessante pela frente, cruzando com um português ou com outros italianos - todos adversários aos quais ele é superior.
Por isso, estou apostando que o Napoli pode ser a grande surpresa da atual edição da Champions League. As cartas estão na mesa. Quais são os seus palpites?