Ouvindo...

Mudança de rota no PSDB de BH pode tirar Henrique Braga do partido

Vereador pode sair com possível candidatura de João Leite à Câmara

Apesar da ligação de décadas com o PSDB, Braga não é visto como um tucano ativo no partido - segundo interlocutores, ele, há anos, participa pouco da política interna da legenda

Dificilmente o vereador Henrique Braga, com mandato na Câmara de BH desde 1989, vai disputar a reeleição pelo PSDB em 2024. O experiente tucano tem longa história no partido, mas a desfiliação do parlamentar já vem sendo encaminhada em preparação para a eleição do ano que vem.

Como o ex-deputado estadual João Leite pode ser candidato à Câmara Municipal, há uma avaliação geral de que ele e Henrique Braga acabem disputando votos entre si e se prejudicando - os dois são pastores e ligados a comunidades evangélicas na capital.

Apesar da ligação de décadas com o PSDB, Braga não é visto como um tucano ativo no partido - segundo interlocutores, ele, há anos, participa pouco da política interna da legenda. Mesmo assim, o presidente do diretório mineiro, o deputado federal Paulo Abi-Ackel, ainda deve se reunir com o vereador para alinhar a situação. Há uma expectativa que o partido consiga eleger até três nomes na Câmara da capital.

A propósito, as conversas entre interlocutores do PSDB e o prefeito Fuad Noman (PSD) têm acontecido com certa frequência. Fuad quer contar com o apoio dos tucanos caso vá mesmo tentar a reeleição à Prefeitura de BH.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.