Ouvindo...

Repactuação de Mariana: presidente do consórcio do Rio Doce renuncia

A coluna teve acesso à carta de renúncia assinada digitalmente por Gariff na sexta-feira

Rompimento da barragem de Mariana é a maior tragédia ambiental do Brasil

Em comunicado interno aos membros do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (CoriDoce), o presidente da entidade e prefeito de São José do Goiabal, José Roberto Gariff, renunciou ao cargo na última sexta-feira (3), mas ainda não oficializou a saída por conta de pedidos para que ele permaneça no posto.

A coluna teve acesso à carta de renúncia assinada digitalmente por Gariff na sexta-feira (11). Interlocutores do CoriDoce, no entanto, afirmam que a decisão ainda não é final, uma vez que há conversas abertas para convencer Gariff a continuar no comando do consórcio. O prefeito ainda não tratou do assunto publicamente.

Na semana passada, Gariff esteve em Brasília para reuniões no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde acontece a negociação pela repactuação do acordo de reparação de Mariana, por conta do rompimento da barragem do Fundão, em 2015, que matou 19 pessoas.

Em mensagem aos colegas do CoriDoce, durante a visita ao CNJ, Gariff disse estar insatisfeito com a velocidade e o rumo das negociações pela repactuação. “Não sou de desanimar, mas não tá legal a condução da repactuação. Nossa proposta foi reconhecida pelo CNJ, mas não é assim que pensam os governos de Minas, Espirito Santo e a União. Está tendo muita força contrária”, afirmou.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.