Ouça a rádio

Compartilhe

O que as crianças e adolescentes estão fazendo na internet?

Saiba resposta para pergunta que tira o sono de muitos pais e mães

Essa pergunta tira o sono de muitas mães e pais, uma vez que segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, quase toda a população entre 10 e 17 anos tem acesso à internet no país.

A preocupação tem razão de ser, pois jovens e crianças, ainda em formação, precisam ser acompanhados e auxiliados para aproveitarem o melhor da internet e ter consciência dos riscos.

Do lado dos benefícios, uma pesquisa recente aponta que para 48% das famílias brasileiras, a tecnologia contribui no processo de independência das crianças.

Elas buscam conhecimento e tem capacidade de criar coisas novas utilizando recursos e ferramentas digitais. E isso é algo que nós pais podemos incentivar e auxiliar a desenvolver.

Hoje existe uma grande preocupação em relação ao tempo de uso de tela, o que muitas vezes pode colocar a tecnologia no lugar de vilã. Entretanto, a maior questão não está no tempo de uso e sim na forma de usar.

Existem dois tipos de uso da tecnologia: o passivo e o ativo. Precisamos estimular as crianças e adolescentes a utilizarem a internet de maneira ativa: pesquisando, descobrindo, criando e construindo coisas. Ao invés de apenas receber, sem nenhum tipo de interação e atividade, o que vem das telas.

Na pesquisa que citei há pouco, 61% dos pais relataram que os filhos ainda pedem ajuda com tecnologia. Aproveitemos essas oportunidades de estarmos com nossos filhos, aprendendo juntos o melhor que a internet pode oferecer para o presente e o futuro deles.

Leia Mais

Zema

Depois de sinalização de nome de Simões para vice de Zema, parlamentares do PP se reúnem em Brasília

Eleições 2022

Ex-presidente Lula voltará ao Estado de Minas para oficializar a aliança com Alexandre Kalil

Serra do Curral

Tamisa, empresa autorizada a minerar na Serra do Curral, não tem registro no CREA

ALÉM DE SAFADÃO

Além de Safadão, outros famosos tiveram rompimentos polêmicos com seus empresários. Relembre! 

ELEIÇÕES 2022

MDB mineiro tem pré-candidato ao Senado, mas resiste à pressão por aliança com PSDB para o Governo

Acesso rápido