Jesus nos propôs outra parábola. O reino dos céus é como alguém que semeou boa semente em seu campo. Porém, enquanto todos dormiam, veio um inimigo e semeou joio no meio do trigo. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Diante da situação, os servos procuraram o dono do campo e perguntaram: ‘o senhor não semeou boa semente no teu campo? De onde veio, então, o joio?’.
O dono respondeu: ‘algum inimigo fez isso’. Os servos, por fim, questionaram: ‘queres, então, que retiremos o joio?’. ‘Não’, disse ele. “Pode acontecer que, ao retirar o joio, o trigo também seja arrancado, deixe que os dois cresçam até a colheita, e, no momento da colheita, retirem primeiro o joio e amarrem enfeites para ser queimado; o trigo, porém, guardem no meu celeiro”, concluiu o dono.
Que hoje Deus toque nossos corações e fale a cada um de nós através da parábola. Essa parábola traz uma mensagem verdadeira e repleta de sabedoria. Somos o campo de trigo. Deus tem planos maravilhosos para nossa vida. O sonho de Deus é que sejamos felizes, realizados, agradecidos e vencedores. Ele nos dá todas as condições para sermos pessoas bem-sucedidas.
Por outro lado, há também o inimigo. Quando nós nos perguntamos: “por que as coisas não estão dando certo?”, “por que está acontecendo isso em minha vida?”.
O inimigo fez isso. Assim como Deus quer nos abençoar e tem planos maravilhosos para nós, o inimigo quer atrapalhar e frustrar os planos dEle sobre nossas vidas.
O inimigo quer que estejamos sempre infelizes, insatisfeitos, reclamando, lamentando, murmurando e acusando os outros. O inimigo quer que sejamos pessoas mal agradecidas.
Sempre é uma luta separar o joio e o trigo em nossos corações. Mas, Jesus nos dá uma dica: enquanto as coisas não amadurecem, precisamos ter paciência; quando elas amadurecerem, nós, então, saberemos identificar o que é o bom e o que mau.
Que todo trigo seja fruto em nossa vida, e que todo joio seja arrancado; que o Senhor arranque tudo aquilo que nos traz tristeza, angústia e aflição.
Essas são as palavras de fé pela nossa Itatiaia.