Municípios da Bacia do Rio Doce que são signatários da repactuação do Acordo de Mariana, para ressarcimento pelo rompimento da barragem em 2015, vão receber repasses para a área da saúde no próximo dia 20.
A entrega será feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que adiantou a informação em entrevista à Itatiaia e ressaltou a importância do acordo, fechado em 2024, nove anos após a tragédia. “O judiciário ajudou muito, uma coisa importante para Minas Gerais que foi sair de um acordo do Vale do Rio Doce que significava só 700 milhões de reais de investimento na saúde para compensar aquele crime ambiental que aconteceu no Vale do Rio Doce para a gente conseguir fazer um grande acordo liderado pelo presidente Lula, mas com um papel muito para o judiciário, para a gente poder investir 12 bilhões de reais nos municípios da região”, explicou Padilha.
Segundo ele, a próxima fase de repasses tem destinação definida. “No próximo dia 20 de setembro, na próxima semana eu estarei em Minas Gerais para a gente fazer mais um repasse de mais de 500 milhões de reais para os municípios, para melhorar a estrutura da saúde, centro de referência e de cuidados na região do Vale do Rio Doce tem até o ex-prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira como nosso coordenador pelo ministério desse trabalho, para que a gente possa fazer com que o judiciário seja independente no Brasil independente de qualquer pressão económica independente de qualquer pressão política e qualquer pressão externa também.
Assista a entrevista na íntegra:
Leia também: