Ouvindo...

Argentino que questiona urnas eletrônicas brasileiras anuncia nova live, segundo bolsonaristas

A transmissão será feita às vésperas da divulgação do relatório de fiscalização das Forças Armadas para o primeiro e segundo turno das eleições

Urnas eletrônicas

Depois da live de sexta-feira (4), questionando a confiabilidade das urnas eletrônicas, o argentino Fernando Cerimedo anuncia que fará nova transmissão nesta terça-feira (9), às 19h. Segundo movimentos de apoio a Bolsonaro, ele publicou, em seu perfil nas redes sociais, que o link para o vídeo será divulgado com uma hora de antecedência. Na última live, ele questionou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) não ter tido nenhum voto em diversas urnas eletrônicas e atrelou o problema a equipamentos de modelos mais novos.

A segunda transmissão argentina é programada para as vésperas da divulgação do relatório das Forças Armadas, que está marcada para esta quarta-feira (9). O relatório do primeiro tuno não foi divulgado, apesar do pedido do TSE para a divulgação. As informações preliminares dão conta de que nenhuma irregularidade foi constatada no primeiro turno. Sobre o segundo turno, as Forças Armadas ainda não compartilharam nenhuma informação. A expectativa de bolsonaristas é que o relatório traga algo que possa servir de argumento para questionar a lisura das eleições. Os apoiadores do presidente dizem estar convictos de que houve fraude. Como não há provas de irregularidades, a justiça eleitoral tem tratado os conteúdos de questionamento como fake news.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.