Raio-X: Convenções partidárias em Minas estão concentradas nos dias 23 e 31 deste mês

Várias legendas vão delegar às executivas a responsabilidade de fechar alianças para chapa majoritária até 15 de agosto

Os dias 23 e 31 de julho, certamente, estarão entre os mais agitados da política mineira no período pré-eleitoral. A maioria dos partidos marcou para estas datas as convenções partidárias, eventos em que são oficializados os nomes dos candidatos e as alianças.

O Novo, do governador Romeu Zema, o União Brasil de Bilac Pinto e presidido pelo deputado federal Marcelo de Freitas, o Avante presidido pelo deputado federal Luiz Tibé e o Republicados de Gilberto Abramo marcaram convenção para o dia 23, penúltimo sábado do mês.

O Solideridade, comandado por Zé Silva, e, provavelmente, o PSDB de Paulo Abi-Ackel, Marcus Pestana e Aécio Neves vão fazer a convenção no dia 30. O MDB também vai ser reunir no dia 30.

No dia 31, será a convenção do PSB presidido por Vilson da Fetaemg e possivelmente do Progressistas comandado por Marcelo Aro. Na mesma data, o PSC de Euclydes Pettersen, Noraldinho Junior e do pré-candidato ao Senado Cleitinho também deve oficializar os nomes da chapa.

A convenção do PP, presidido por Marcelo Aro, será no último dia do prazo, 05 de agosto.

A convenção do PL, do presidente Jair Bolsonaro, do senador Carlos Viana e do deputado federal Marcelo Alvaro Antônio, pré candidatos à presidência, ao governo e ao senado, respectivamente, está marcada para dia 20. Na mesma data será a convenção do Patriota, do deputado federal Fred Costa. O PC do B de Wadson Ribeiro e Jô Morais se reúne no dia 21.

O PT do ex-presidente Lula, do deputado estadual André Quintão e presidido pelo também deputado Cristiano Silveira vai oficializar os nomes no dia 24. O PSD, do ex-prefeito Alexandre Kalil e do pré-candidato à reeleição ao senado, Alexandre Silveira vai realizar convenção no mesmo dia que o PT.

As convenções podem ser realizadas até o dia 5 de agosto e as legendas tem até o dia 15 pra registrar as candidaturas. Vários partidos vão definir os nomes de deputados estaduais e federais nas convenções e delegar as executivas a responsabilidade de fechar a aliança para a chapa majoritária (governador, vice e senado) até o dia do registro.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...