Ouvindo...

Raio-X: Convenções partidárias em Minas estão concentradas nos dias 23 e 31 deste mês

Várias legendas vão delegar às executivas a responsabilidade de fechar alianças para chapa majoritária até 15 de agosto

Os dias 23 e 31 de julho, certamente, estarão entre os mais agitados da política mineira no período pré-eleitoral. A maioria dos partidos marcou para estas datas as convenções partidárias, eventos em que são oficializados os nomes dos candidatos e as alianças.

O Novo, do governador Romeu Zema, o União Brasil de Bilac Pinto e presidido pelo deputado federal Marcelo de Freitas, o Avante presidido pelo deputado federal Luiz Tibé e o Republicados de Gilberto Abramo marcaram convenção para o dia 23, penúltimo sábado do mês.

O Solideridade, comandado por Zé Silva, e, provavelmente, o PSDB de Paulo Abi-Ackel, Marcus Pestana e Aécio Neves vão fazer a convenção no dia 30. O MDB também vai ser reunir no dia 30.

No dia 31, será a convenção do PSB presidido por Vilson da Fetaemg e possivelmente do Progressistas comandado por Marcelo Aro. Na mesma data, o PSC de Euclydes Pettersen, Noraldinho Junior e do pré-candidato ao Senado Cleitinho também deve oficializar os nomes da chapa.

A convenção do PP, presidido por Marcelo Aro, será no último dia do prazo, 05 de agosto.

A convenção do PL, do presidente Jair Bolsonaro, do senador Carlos Viana e do deputado federal Marcelo Alvaro Antônio, pré candidatos à presidência, ao governo e ao senado, respectivamente, está marcada para dia 20. Na mesma data será a convenção do Patriota, do deputado federal Fred Costa. O PC do B de Wadson Ribeiro e Jô Morais se reúne no dia 21.

O PT do ex-presidente Lula, do deputado estadual André Quintão e presidido pelo também deputado Cristiano Silveira vai oficializar os nomes no dia 24. O PSD, do ex-prefeito Alexandre Kalil e do pré-candidato à reeleição ao senado, Alexandre Silveira vai realizar convenção no mesmo dia que o PT.

As convenções podem ser realizadas até o dia 5 de agosto e as legendas tem até o dia 15 pra registrar as candidaturas. Vários partidos vão definir os nomes de deputados estaduais e federais nas convenções e delegar as executivas a responsabilidade de fechar a aliança para a chapa majoritária (governador, vice e senado) até o dia do registro.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.