O setor de serviços puxou a abertura de empresas em Minas no primeiro semestre, representando 59% dos quase 287 mil novos negócios. Belo Horizonte liderou com 53 mil registros, seguida por Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim. Apesar do saldo positivo de 119 mil empresas, o número de fechamentos cresceu 17,3%, sinalizando dificuldades de sustentabilidade.
STJ reforça: bancos devem indenizar vítimas de fraudes digitais
O ataque cibernético ao Pix reacendeu a preocupação com fraudes digitais, que somaram 390 mil notificações mensais em 2024. Transferências indevidas e invasões de contas estão entre os crimes mais comuns. O STJ tem decidido que, mesmo após a devolução do valor, o banco deve indenizar o cliente por dano moral. Para especialistas, essa responsabilização pressiona as instituições a investir em segurança digital. Em caso de fraude, a orientação é acionar o banco, registrar boletim, reunir provas e buscar apoio jurídico.
Brasileiros veem imóveis caros e adiam compra, aponta pesquisa
A pesquisa Raio-X FipeZap revela que 78% dos brasileiros que pensam em comprar um imóvel nos próximos três meses consideram os preços altos. Apenas 33% dos potenciais compradores mantêm intenção de fechar negócio, o menor índice desde 2019. A maioria (87%) busca moradia, mas entre os investidores, predominam pessoas acima de 50 anos e com renda acima de R$ 10 mil. Para curto prazo, 30% acreditam em estabilidade nos preços, enquanto no longo prazo, 34% esperam que acompanhem a inflação.