Com o início de 2026, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) alerta que escolas não podem exigir nome limpo ou fiador para novas matrículas. Segundo o coordenador Marcelo Barbosa, a educação é um direito essencial e não pode ser regida apenas pelo mercado. As instituições devem disponibilizar planilhas de custos em caso de reajustes e são proibidas de reter documentos de alunos inadimplentes ou desligá-los antes do fim do período letivo.
Prefeitura de Belo Horizonte cria comissão para apurar atrasos em obras do trevo do BH Shopping
A Prefeitura de Belo Horizonte instituiu uma comissão para investigar possíveis descumprimentos contratuais do Consórcio Alargamento do Viaduto BH Shopping, formado pelas empresas Poros e RFJ. A portaria, publicada no Diário Oficial do Município, visa analisar atrasos no cronograma das obras que somam R$ 16 milhões em investimentos.
Caso a extinção unilateral do contrato seja confirmada após o processo administrativo, a segunda colocada na licitação será convocada para assumir os trabalhos de melhoria viária e requalificação ambiental na região.
Mensalidades de cursos superiores particulares estão mais baratas em 2026
Um levantamento realizado pelo site Mercado Mineiro entre 20 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026 revela que as graduações estão mais baratas em 2026. Entre as 21 instituições consultadas, o curso de Publicidade registrou a maior redução média, de 42%, enquanto Medicina foi a única graduação a apresentar aumento, com alta de 7,06%. A pesquisa aponta ainda variações de até 1.590% nos preços das mensalidades de Ciências Contábeis entre diferentes faculdades.