A maioria dos belo-horizontinos (64,3%) pretende comprar presentes para o Natal deste ano. Familiares e cônjuges são os principais alvos de compras, que terão em média quatro presentes por pessoa. Roupas, brinquedos e calçados lideram as preferências. O cartão de crédito parcelado (30,5%) e o Pix (25,9%) serão as formas de pagamento mais utilizadas. Promoções e descontos são citados como decisivos para estimular as vendas diante do alto nível de endividamento.
Rodoanel pode enfrentar ação conjunta de Contagem e Ibama
A prefeita Marília Campos propôs ao Ibama, durante reunião realizada na terça-feira (9) em Brasília, uma ação conjunta contra o Estado por suposta falta de consulta ao órgão federal e à prefeitura sobre a supressão de vegetação. O governo de Minas informou que a consulta ao Ibama ocorrerá na próxima fase do licenciamento, e que uma audiência com Contagem está agendada para o dia 19 de dezembro.
Passagens aéreas impulsionam a inflação de Belo Horizonte em novembro
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo de Belo Horizonte (IPCA-BH) fechou novembro com alta de 0,04%, bem abaixo dos 0,57% registrados em novembro de 2024. O aumento foi impulsionado principalmente pela alta nas passagens aéreas (15,51%), que impactou o grupo Transportes, responsável pela maior variação positiva do mês (0,45%). Na contramão, o grupo Alimentação e bebidas teve deflação de 0,15% na Região Metropolitana de Belo Horizonte, maior queda que a média nacional (-0,01%). No País, a inflação de 0,18% foi a menor para o mês desde 2018.