Ouvindo...

Energia elétrica puxa inflação de setembro em BH, mas índice segue abaixo da média nacional

Alta de 0,31% no IPCA foi impulsionada pela conta de luz

Impulsionado pelo aumento de 7,49% na energia elétrica residencial, o IPCA de Belo Horizonte subiu 0,31% em setembro, após deflação em agosto. O índice ficou abaixo da média nacional de 0,48%, o que é considerado positivo pelo BDMG. O grupo Habitação foi o principal responsável pela alta, seguido por reajustes no gás de cozinha e roupas femininas. Já alimentos e transportes ajudaram a conter a inflação. No ano, o IPCA da região acumula alta de 3,66%, contra 3,64% no país.

Leia a matéria completa

Leia também

ANTT quer cobrar pedágio de mineradoras na BR-040

A ANTT avalia cobrar pedágio das mineradoras que utilizam a BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, trecho sob concessão da EPR Via Mineira. Segundo o diretor-geral Guilherme Sampaio, o objetivo é incluir as empresas no rateio dos custos e reduzir o valor pago pelos motoristas comuns. Ele criticou a ausência das mineradoras nas discussões e classificou a construção da chamada “rodovia do minério” como inviável.

Leia a matéria completa

Governo exige linha dupla em todo o trajeto da Linha 2 do metrô de BH

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) determinou que a Metrô BH elabore o projeto executivo da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte com duas vias em toda a extensão. A medida corrige o trecho entre as estações Ferrugem e Barreiro, que seria construído em linha singela. Após analisar os estudos da concessionária, o governo concluiu que é viável manter o traçado duplo, como previsto no projeto original. A decisão busca garantir fluidez, segurança e qualidade no transporte. Com isso, o detalhamento da obra avança.

Leia a matéria completa

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.