A Emicon Mineração e Terraplenagem segue sem cumprir integralmente as obrigações legais na barragem B1A, que opera em nível 2 de emergência desde julho de 2025. Com estabilidade marginal e o risco agravado pelas chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a mineradora atendeu apenas quatro das 14 exigências feitas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Relatórios técnicos apresentados em 15 de dezembro apontam que a documentação atual é insuficiente para garantir a segurança da estrutura, mantendo a necessidade de evacuação das famílias locais.
Falta de frigoríficos certificados trava exportação de tilápia em Minas Gerais
Minas Gerais é o terceiro maior produtor de tilápia do Brasil, mas a falta de frigoríficos certificados impede a exportação direta da proteína. Especialistas do setor avaliam que a produção mineira acaba enviada para processamento em estados como Paraná e São Paulo. O setor espera contar com estabelecimentos habilitados para o comércio internacional em 2026, enfrentando um cenário onde as exportações brasileiras recuaram 8,5% em volume ao longo de 2025 devido a sobretaxas de 40% impostas pelos Estados Unidos.
E-commerce cresce em Minas Gerais no fim de 2025, com mais pedidos e tíquete médio menor
O comércio eletrônico mineiro registrou faturamento de R$ 1,1 bilhão entre 19 e 31 de dezembro de 2025, um crescimento de 13,8% em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo estudo, o volume de pedidos em Minas Gerais subiu 21,03%, embora o tíquete médio tenha recuado 5,97%, situando-se em R$ 275. Especialistas avaliam que os números de 2025 revelam uma reconsolidação do setor após instabilidades provocadas por taxas de juros e crises no varejo em 2023.