O setor de distribuição de aços planos no Brasil aplica de forma gradual o reajuste de preços anunciado pelas usinas para janeiro. Com estoques elevados em 1,13 milhão de toneladas após uma antecipação de compras, as distribuidoras enfrentam dificuldades para repassar integralmente a alta aos clientes. O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço projeta que os preços fiquem 12% acima do patamar de 2025. Uma reunião do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deve discutir no fim de fevereiro acusações de dumping contra o aço da China.
Vendas do varejo em Minas Gerais registram queda de 2,5%
As vendas no varejo mineiro recuaram 2,5% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo o Índice do Varejo Stone. Economistas avaliam que os juros elevados e o endividamento das famílias pressionaram o consumo no segundo semestre de 2025. O cenário de queda já era observado nos dois meses anteriores a dezembro acompanhando o ritmo lento de contratações formais.
Pix amplia rastreamento de recursos em casos de fraude
A partir de 2 de fevereiro, todas as instituições participantes do Pix devem adotar uma nova funcionalidade do Mecanismo Especial de Devolução (MED) para ampliar o rastreamento de recursos em casos de fraude ou coerção. A mudança permite identificar o trajeto do dinheiro mesmo após transferências para outras contas, aumentando a probabilidade de recuperação dos valores. O sistema possibilita ainda o bloqueio e a devolução de recursos ao longo da cadeia de transferências em um prazo de até 11 dias após a contestação.