Ouvindo...

Cidades mineradoras querem dobrar alíquota da Cfem

Municípios se mobilizam contra perdas da Reforma Tributária e exigem prazos nas concessões e reforço na ANM

Municípios mineradores e afetados pela mineração vão cobrar do governo federal e do Congresso uma revisão na Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), que pode elevar a alíquota do minério de ferro de 3,5% para até 8%. A reivindicação é reação ao estudo da UFMG que aponta perda de 20,2% da arrecadação dessas cidades com a Reforma Tributária. As prefeituras também querem prazos definidos nas concessões de lavras e auditorias ao fim dos contratos.

Saiba detalhes

Safra de cana em Minas cresce no açúcar e cai no etanol

Minas Gerais, segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, deve colher 81,4 milhões de toneladas na safra 2025/26, queda de 0,4% em relação à anterior, segundo a Conab. O clima adverso desde maio de 2024 afetou a rebrota e reduziu a produtividade. Apesar disso, a produção de açúcar vai subir 8,6%, alcançando 6 milhões de toneladas, enquanto o etanol cairá 12,1%, totalizando 3 bilhões de litros. O crescimento açucareiro reflete a melhor rentabilidade do produto no mercado. Já o etanol hidratado terá forte retração de 22,9%.

Saiba detalhes

Importações da China ameaçam futuro da siderurgia brasileira

O presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, André B. Gerdau Johannpeter, alertou que a siderurgia nacional pode se tornar inviável diante do avanço das importações, principalmente da China. Só entre janeiro e julho, o Brasil importou 4,1 milhões de toneladas de aço, 62% vindos dos chineses. Hoje, as usinas operam com 35% de ociosidade, quando o ideal seria acima de 80%. Além da concorrência desleal, o setor sofre com juros altos, impostos e impactos da guerra tarifária dos EUA.

Saiba detalhes

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.