Com mais de 20% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) mineiro, o agronegócio segue como base da economia estadual, mas Minas Gerais pode ir além. A diversificação produtiva, o uso intensivo de tecnologia e a valorização das cadeias locais colocam o setor em posição estratégica para aproveitar oportunidades globais em um momento de turbulências comerciais provocadas pelas políticas protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Minas Gerais possui três empresas entre as 10 maiores do setor atacadista distribuidor no Brasil
Dezesseis empresas do setor atacadista distribuidor com sede em Minas Gerais figuram no Ranking Abad/NielsenIQ 2025. Juntas, elas somaram R$ 28,086 bilhões de faturamento no ano passado. Com três empresas no Top 10 nacional, o Estado foi um dos grandes destaques do estudo no quesito faturamento, ao lado de São Paulo e Santa Catarina.
‘Mês das noivas’ aumenta em 40% o faturamento dos negócios de beleza em Minas Gerais
Com a chegada de maio, período tradicionalmente conhecido como o “mês das noivas”, os negócios que giram em torno das celebrações de casamento também “fazem a festa”. Afinal, é o mês de maior movimento para muitos setores, como o de beleza. Em Minas Gerais, por exemplo, a temporada deve gerar um incremento de 40% no faturamento de empreendimentos desse ramo.