Em fevereiro, comprar frutas e hortaliças, em Belo Horizonte, ficou mais barato. No período, frente a janeiro, a maior parte dos produtos pesquisados pela Companhia Nacional de Abastecimentos (Conab) apresentou retração nos valores médios.
Entre os 10 produtos pesquisados - frutas e hortaliças - seis apresentaram queda nos preços. Os destaques foram as reduções de 23,15% na cotação da cenoura e de 10,14% na maçã. Por outro lado, altas expressivas ocorreram nos preços do mamão, 64,69%, e do tomate, 20,43%.
Produção da indústria recua novamente em Minas Gerais
A produção da indústria estadual caiu pelo quarto mês consecutivo. Em fevereiro, o índice foi de 48,9 pontos, abaixo dos 50, a fronteira entre recuo e expansão. A queda veio mesmo após o indicador apresentar alta de 2,3 pontos na comparação com janeiro (46,6 pontos) e de 2,6 pontos em relação a fevereiro de 2024 (46,3 pontos). Os dados são da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
Mercado livre de energia expande participação no consumo de Minas
O mercado livre de energia expandiu sua participação no consumo mensal de energia elétrica em toda Minas Gerais em 2024. Segundo dados do Boletim Anual de Energia Livre, da Associação Brasileiras dos Comercializadores de Energia (Abraceel), cerca de 55% do consumo total demandado no Estado no ano passado veio de unidades consumidoras livres (CCEE), que negociam a eletricidade fora do ambiente de contratação regulado (ACR).