Ouvindo...

Imigrantes se destacam no mercado de trabalho mineiro

Estado está entre os cinco com os maiores números de estrangeiros contratados via CLT; Veja também: Medida do governo federal para FGTS preocupa setor de construção

Imigrantes

Nos últimos anos, crises socioeconômicas e políticas em diferentes partes do mundo impulsionaram a vinda de imigrantes e refugiados para o Brasil, inclusive em busca de oportunidades.

Além da possibilidade de reconstrução da vida, essas pessoas chegam ao país em um cenário de escassez de mão de obra qualificada e acabam sendo absorvidas pelo mercado de trabalho de diversos estados, incluindo Minas Gerais.

Imigrantes preenchem lacunas no mercado de trabalho mineiro

Medida do governo federal para FGTS preocupa setor de construção

O setor de construção civil está preocupado com a medida provisória que autoriza acesso aos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário.

Representantes da atividade dizem que isso pode prejudicar o caixa do fundo no final do ano e até mesmo acabar com os recursos do mercado para habitação de cunho social.

Confira outras justificativas

Medidas do governo federal para conter alta dos alimentos são insuficientes

As medidas anunciadas pelo governo federal para conter a inflação dos alimentos, incluindo a isenção do imposto de importação de produtos como o café, as carnes, o milho, entre outros, foram consideradas insuficientes para resolver o problema.

Para o setor produtivo de Minas Gerais, além do Brasil ser um dos maiores produtores do mundo, os problemas ligados à infraestrutura de logística e distribuição não devem deixar que os preços dos importados cheguem menores ao consumidor final.

Veja o que o setor produtivo propõe

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.