Setor de transporte de cargas de Minas Gerais prevê crescimento de 5% em 2026

Balanço do Setcemg aponta que o resultado deve repetir o desempenho de 2025

Setor avançou com novas delegacias regionais e treinamentos técnicos

O setor de transporte de cargas deve encerrar 2025 com crescimento de 5% e manter o mesmo ritmo em 2026, segundo o presidente do Setcemg, Antônio Luís da Silva Junior. O desempenho atual foi impactado por inseguranças jurídicas relacionadas à Lei do Motorista, mas o setor avançou com novas delegacias regionais e treinamentos técnicos. Para o próximo ano, a previsão é de estabilidade acompanhando a inflação, com foco em fiscalização digital e nos impactos da Reforma Tributária.

Leia a matéria completa

Leia também

Mercado imobiliário de Belo Horizonte atinge recorde de vendas em 2025

Belo Horizonte deve fechar 2025 com 23.924 imóveis vendidos, o que representa uma alta de 2,5% em comparação com 2024 e o maior nível desde 2022. O levantamento da Loft indica que o tíquete médio subiu 2,9%, alcançando R$ 466,9 mil, impulsionado por programas habitacionais e pelo mercado de luxo. O bairro de Lourdes liderou o crescimento proporcional de vendas com 11,7% e registrou a maior valorização média de preço na cidade, com avanço de 18,5%.

Leia a matéria completa

Minas Gerais tem 27 cidades habilitadas para novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

O Governo Federal habilitou 27 municípios de Minas Gerais a apresentarem propostas para a construção de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A portaria publicada em 18 de dezembro de 2025 estabelece metas de 50 unidades para a maioria das cidades, com exceção de Paracatu, que pode chegar a 150 unidades, e São Pedro da União, com 20 moradias. As prefeituras têm até o dia 28 de agosto de 2026 para submeter os projetos voltados para famílias de baixa renda ao agente financeiro.

Leia a matéria completa

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...