A maior parte dos belo-horizontinos pretende gastar o 13º salário para pagar contas atrasadas ou reservar os recursos para outros fins, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
Mas tem também quem vai preferir usar o 13º para pagar os tradicionais impostos do início de ano, já que o volume de encargos acaba se acumulando nos primeiros meses do ano. E aqueles que vão usar para viajar, numa parcela menor e que tem caído ao longo dos últimos levantamentos.
Importação é maior desafio para setor de pneus
A importação de pneus é hoje a maior preocupação do mercado nacional que comercializa o produto. As compras externas do produto tinham uma participação de entre 10% a 12% do mercado antes da pandemia. Após a crise sanitária, a importação cresceu tanto que hoje corresponde a cerca de metade das vendas no País.
Produção industrial de Minas Gerais supera a nacional
A produção industrial em Minas Gerais cresceu 5,6% em setembro na comparação ao mesmo mês do ano passado, conforme a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta supera o crescimento de 3,4% registrado no País no mesmo período.
Saiba quais setores puxaram o desempenho
Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.