Minas Gerais tem vasta e diversificada produção agrícola. Além de ser o Estado do café e do leite, Minas também inova e produz itens não tão tradicionais, como azeites e vinhos e, agora, avança na produção de cacau.
Essa cultura é tradicionalmente encontrada na Bahia e também no Pará, o maior produtor nacional. Mas no Norte de Minas Gerais, a fruta que dá origem ao chocolate está sendo cultivada em consórcio com a banana - ou seja, em mesmas áreas e ao mesmo tempo.
As pesquisas já mostraram que a produtividade do cacau nessas regiões pode superar em 10 vezes a registrada no Sul da Bahia, por exemplo.
Comércio de Belo Horizonte pretende contratar mais no fim do ano
Os comerciantes belo-horizontinos continuam otimistas em relação ao desempenho de suas próprias empresas e devem manter o mercado de trabalho aquecido neste fim de ano.
Prova disso é que levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) indica que cerca de 70% dos empresários do setor na Capital pretendem aumentar o quadro de funcionários ainda em 2024.
Cresce a locação de enfeites natalinos
As lojas de decoração e enfeites de Natal em Belo Horizonte estão observando uma antecipação dos contratos de aluguéis este ano. O movimento que aquecia, normalmente, no final do mês de outubro, já está em alta desde o mês passado. Em função do cenário, lojistas esperam volume de negociações 20% maior nas locações na comparação com 2023.
É o caso da tradicional loja de decoração Casa Maia. Além da antecipação, a sócia da loja, Cristina Chiara, tem percebido uma preferência maior para os aluguéis de enfeites do que pelas compras. “As pessoas estão querendo praticidade”, observa.