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Carne bovina menos cara começa a chegar ao mercado

Com a arroba do boi despencando, o consumidor percebe que os preços da carne estão baixando

A tendência é de preços estáveis com ligeira queda até junho, quando começa a entressafra do boi e os preços sobem de novo.

Confira com Valdir Barbosa…

Amigos e amigas do agro!!!

Entramos na terceira semana de março e nela segue a esperança do consumidor de ver confirmada a queda dos preços da carne bovina.

Os frigoríficos tem pressionado o produtor na compra do boi para o abate, entretanto os preços mais baratos para o consumidor estão chegando bem devagar.

A queda da arroba bovina atingiu em cheio Minas Gerais, bem mais que em São Paulo, Mato Grosso e Goiás na semana passada. Nesse fim de semana já se notava promoções de vários cortes em diversas casas de carnes, entretanto percebe-se que o próprio varejista não está seguro quanto a queda da carne bovina e vem tratando o momento como promoção de corte e não como tabela nova.

A tendencia é de um equilíbrio nos preços, mas sem a queda que todos esperam. Pelo menos, um alívio no bolso do consumidor.

Depois da Semana Santa até junho os pastos perdem qualidade com menos chuva e mais frio e o produtor coloca mais gado a venda. A partir de julho vem a entressafra do boi e os preços da carne sobem.

E a partir de agora fica a expectativa com as importações que o governo federal pretende fazer com o milho, carne bovina, café, açúcar, massas e biscoitos.

Azeite e sardinha os importadores compram para o ano inteiro. A grande maioria ja comprou e pagou os impostos, já era!

E o usuário do azeite está percebendo a mais de um mês que os preços estão caindo sem nenhuma interferência politica. Ano passado os maiores produtores do mundo que são Portugal, Espanha e Itália perderam parte da safra por causa do clima. A produção diminuiu e o preço subiu!

Agora, o volume produzido volta ao normal e o preço de novo cai. Sem mágica!

Itatiaia Agro

Valdir Barbosa

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Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.
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